Trabalho e estudo: equilibre-os com dicas simples

Quem enfrenta jornada dupla sabe o desafio que é realizar as atividades com excelência e descansar ao mesmo tempo. Acontece que pessoas que trabalham e estudam tendem a sempre estarem cansadas e estressadas, por conta de ter muitas tarefas para realizar. É realmente um grande desafio. Porém, saibam que pessoas quem enfrentam jornada dupla, trabalho e estudo, tendem a possuir mais experiências que engrandeceram seus conhecimentos.

Mas como qualquer desafio, deve-se aprender a ter certos hábitos para equilibrar essa vida corrida. Por isso, hoje eu trago dicas simples para quem trabalha e estuda para que realize suas tarefas de forma eficaz e ainda sobre aquele tempinho livre.

1. ANTECIPE

Quem trabalha e estuda não pode ficar a mercê das circunstâncias na hora de entrar atividades com prazos determinados. A dica de ouro é antecipar todas as atividades possíveis. Inicie trabalhos o mais rápido possivel, resumos para provas, estudos, TCC etc. É claro que a preguiça e a vontade de procrastinar vai surgir, mas aprenda: você não tem o mesmo tempo que pessoas que só estudam, logo você precisa fazer agora ou já era.

2. PLANEJE

Quando se está no trabalho você deve fazer atividades relacionadas ao trabalho, logo na universidade somente atividades relacionadas a estudo. Para que não ocorra de você fazer atividades nos períodos errados, você tem que se planejar. Quais atividades você tem para essa semana? Prazos, entregas etc. Planeje tudo com antecedência para que não aconteça de você se perder nas atividades.

3. ORGANIZE-SE

Para conciliar trabalho e estudo você precisa aprender a se organizar. Aprenda a ser prático, utilize ferramentas que vão ser fáceis e rápidas de usar, lembre-se: você não tem tempo para perder. Recomendo como ferramenta de organização nesses casos agendas digitais e caderninhos leves de carregar. Abuse das To Do Lists e anote TODAS as atividades que você tiver. A probabilidade de você esquecer de algo é sempre muito grande.

4.PRIORIZE

Algumas coisas você vai ter que aprender a dizer não. Saiba que você terá que priorizar certos projetos e deixar outros de lado por um tempo. Não se sinta mal em não poder assumir certas coisas nesse momento. Você está focando em trabalho e estudo no momento, mais para a frente você poderá escolher priorizar outras coisas.

5. ADAPTE

Adaptar é essencial para quem, assim como eu, não gosta de deixar projetos para traz por causa do trabalho e do estudo. Caso você queira muito iniciar algo aprenda a adapta-lo a sua rotina. Utilize os minutos que estão livres durante a semana e o sábado para focar nesses projetos importantes. Porém lembre-se, adapte caso sua rotina permita, não se sobrecarregue com atividades que não pode cumprir no momento.

6. DESCANSE

Tão importante quando o trabalho, o estudos, os projetos, é descansar. Deixe o domingo como o seu dia de descanso. O dia que você não fará nenhuma das atividades que faz de segunda a sábado. Tire um dia para você relaxar, se cuidar, sair com sua família e seus amigos etc. Esse tempo é importante para você recarregar as energias e cuidar do seu bem estar físico e mental. Além disso, cuide para durante a semana não atropelar atividades importantes, como dormir, comer, beber água etc. Esses momentos do dia são essenciais para o resto do seu dia ser produtivo.

 

Caso você esteja entrando agora para esse mundo das pessoas com jornada dupla ou tripla, não se assuste. Com o tempo você aprenderá a criar uma rotina onde você consiga conciliar as coisas. Além disso, não deixe de aplicar as dicas acima, são experiências que eu tive e que realmente fazem a diferença.

Espero que tenham gostado desse post e deixe abaixo se você tem outras dicas para quem concilia trabalho e estudo.

 

Com amor ♥

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *