Semana de prova: como me organizar?

Semana de prova

“Bem vindos ao mundo dos universitários, onde os trabalhos/provas são para a mesma semana”, e agora? Quem é universitário sabe que a semana de entrega de trabalhos e de prova é a semana mais estressante do semestre, os professor combinam, não é possivel. Chega uma hora que tudo acumula e você olha no calendário e falta menos de uma semana para iniciar tudo, como não pirar?

Estar nessa situação é completamente normal, e para ser sincera conheço poucas pessoas que conseguem ficar de boa nessas semanas. Porém, como conseguir conciliar tudo (ainda mais se você trabalha), sem que deixe tudo acumular e não faça as coisas com qualidade?

Relaxa, vamos conversar sobre isso no post de hoje.

Que tal batermos uma papo e eu te dar umas dicas para você passar a semana de prova pleníssima (o)? Confira abaixo as minhas dicas

1. O estudo para a prova começa no inicio do semestre

Não tem como você querer estudar na ultima semana e querer que o mesmo seja de qualidade. Para que você não pire na semana de provas você deve começar a se organizar para isso no inicio do semestre. Resuma as aulas na semana que você teve, faça suas anotações, leia esse post e planeje quando você vai revisar a matéria para a prova.

O mesmo vale para trabalhos, não procrastine-os. Se puder fazer um pouco a cada semana, faça, não deixe para “mexer” com o trabalho somente dias antes da entrega. Faça ele pouco a pouco a cada semana que você ficará muito mais tranquilo no final do semestre.

2. Use um método

Você já deve ter ouvido falar do Método Cornell, aquele que você faz as divisões na folha na hora de fazer as anotações. Eu, particularmente, não gosto muito dele, mas sei que para muitas pessoas ele é muito efetivo. Procure um método que faça com que você sintetize o máximo de conteúdo que puder, e que tenha sempre os seus resumos e anotações em mão. Caso você queira saber como faço minhas anotações e resumos, vou deixar aqui o link para acesso ao vídeo lá no canal.

3. Facilite para você

O que mais vejo nas pessoas é querendo dar o pulo maior que a perna. Querem fazer resumos de todas as aulas, fazer fichas de todos os conteúdos antes da provas, fazer um trabalho detalhista demais etc. Vai com calma ai galera! Você tem que saber o tempo que tem disponível e se isso não vai tomar o tempo de outras coisas que são muito importantes, como o seu domingo por exemplo. Tenha um processo de estudo que facilite a vida para você, e não atrapalhe. Simplifique o máximo possível, fazendo somente anotações e um resumo por tópicos por exemplo, tenho certeza que você irá render muito mais e ficar mais tranquilo.

4. Se sentir preparado

Você pode ter estudado tudo, se preparado e tudo mais, mas se você acha que vai dar ruim, adivinha? Dá ruim. Você tem que confiar que fez o seu máximo, se esforçou e deu o seu melhor naquilo, logo a consequência será um 9 e não um 3. Acredito em você e no seu potencial, não se auto sabote dizendo que tinha que ter feito mais, que os outros estudaram mais ou que o trabalho dos outros ficou melhor. Você fez o seu máximo? Então ele já está maravilhoso!

Se sair bem nas semanas finais de semestre é fruto de planejamento, organização e disciplina. Faça o seu melhor, se esforce e tenha humildade para aprender mais uma vez que você se sairá muito bem.

ACREDITE!

Com amor,

Mile ♥

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *