Qual é o segredo para se manter organizado?

Temos a seguinte situação para o post de hoje: João iniciou a sua organização do zero. No começo ele estava motivado e vivia com sua agenda para lá e para cá , cheia de post it e canetas coloridas. Porém, após algumas semanas, João se esqueceu da sua organização pessoal e voltou a ser desorganizado. E assim João ficou uma semana sendo organizado e meses sem ser. Você se identifica com essa situação? Eu me identificaria a alguns anos atrás. Essa situação é mais comum do que imaginamos e muitas vezes acaba se tornando um costume desistir da organização pessoal.

Por conta disso, hoje eu trago para vocês o segredo para você iniciar uma organização e manter-la ao longo dos meses/anos. Mas antes gostaria de fazer uma introdução a algo influencia na desmotivação da organização: hábitos. Quem já leu o livro “O poder do hábito” já sabe como funciona o ciclo do hábito e como você faz para fazer uma mudança de hábito. Por isso, desafio você a pensar em como os hábitos tem influenciado na sua vida ultimamente. Como o hábito de acordar tarde, por exemplo, tem influenciado na sua saúde, disposição, produtividade, humor? Como o hábito de deitar na sua cama após chegar do trabalho tem se refletido nas suas atividades? Enfim, refletia em como os hábitos que você tem está influenciando a sua vida. Liste esses hábitos e descubra que muitos dos seus problemas com desmotivação na organização pessoal podem estar relacionado a eles.

Mas isso não é o segredo desse post, afinal, seria muito simples apenas falar para você tornar a organização um hábito. Vamos refletir juntos no dia a dia qual é o segredo para se manter organizado. Suponhamos que você tenha no seu dia a dia apenas 30 minutos de tempo livre para organização. Você trabalha/estuda e leva muitas coisas para o trabalho/escola, afinal você não almoça em casa. Você chega em casa por volta as 23h e no outro dia você tem que acordar ás 6h. Portanto você tem que arrumar todas as suas coisas para o outro dia e ainda se organizar.

Sei que muitas pessoas tem essa realidade, e em meio a essa correria não possuem tempo o suficiente para se organizar. Na teoria, é muito fácil eu falar para você baixar o nosso planner diário, colocar as suas atividades e criar o hábito de se organizar todos os dias. E normalmente é isso que você lê em muitos blogs/instagrams por ai. Mas como eu já passei por essa situação, eu sei que é difícil. Mas vim te dizer que você pode ser sim organizado, sem gastar muito, de uma forma mais rápida e claro, tornando se organizar um hábito. Afinal, se manter organizado se torna mais fácil se você tem esse hábito de praticar a organização pessoal, mas isso exige tempo.

Até agora você entendeu que a ideia desse post é tornar a organização um hábito, porém para chegar a isso, você tem que saber uma coisa. O segredo para você se manter organizado e iniciar esse hábito é, tornar a organização algo simples.

As pessoas sempre querem tornar tudo complexo e majestoso. Compram o planner mais caro, kits de papelaria, 4 agendas, cadernos etc e colocam cada coisa em um lugar. E eu entendo essa vontade gigante em ser organizado q, mas organização é para ser algo simples para você. Quando iniciei a me organizar eu tinha 4 agendinhas e tinha uma área da minha vida em cada uma. Chegou uma hora que eu não conseguia mais ficar atualizando e carregando tudo e acabei desistindo de me organizar.

A partir do momento que você tornar a sua organização simples você não vai desistir de ser organizado. Afinal é algo rápido, fácil e que gasta pouco dinheiro tornando a organização pessoal um hábito. Eu escrevi neste post sobre como se organizar do zero algumas dicas para você achar a melhor forma de se organizar. Escolha e opte por uma organização que seja pratica, rápida e simples.

Após várias tentativas de achar o meu método simples de organização, encontrei um produto que facilita demais: o caderno inteligente. Quem me segue no instagram sabe que recentemente adquiri dois cadernos, um tamanho A5 e um tamanho universitário. Recomendo você a assistir o vídeo da organização do meu caderno A5 no IGTV pois ele é incrível para manter a sua organização em um único lugar. Porém você não precisa ter um caderno inteligente, você pode ter um caderno que você compra em lojinhas baratinhas. Para ser organizado você somente precisa que ele seja simples de ser usado, com repartições, legendas e acessórios que você se adapte.

Após você analisar as opções e escolher o método que melhor se adapta a você , observe os seus hábitos e tente eliminar aqueles que podem atrapalhar a sua organização. Como o hábito de acordar tarde, ficar muito no celular, não levar a sua agenda com você para os lugares. Esse ultimo item é muito importante, leve sempre a sua organização com você para todos os lugares. Por conta disso, a sua organização deve ser leve e simples de levar para qualquer lugar. Eu sei que de inicio é bem complicado você ser organizado. Porém, quando você encontra um método simples e fácil para você, fica mais tranquilo se manter organizado.

E esse é post da semana, espero que você tenha gostado e peço um feedback aqui nos comentários sobre como você vai se organizar nesse segundo semestre?

Com amor ♥

Mile

 

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

4 Comments

  1. Eu amei o blog! Foge de tudo que eu já vi, não é como muitos que buscam apresentar fórmulas mágicas para isso ou aquilo, é real e um amor só. Gratidão pelo conteúdo rico daqui ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *