Organização pessoal para o ano novo

Falar sobre organização pessoal é um tema a ser abordado o ano inteiro, porém,no final do ano as nossas esperanças se renovam para uma nova vida, mais organizada e produtiva. Nesse momento, as pessoas analisam como foi o atual ano, os erros e acertos e projeta expectativas para o próximo ano. Ao mesmo tempo dessa análise, é depositado uma esperança de que “ano que vem vai ser diferente” logo, percebe-se que deverá ser feito algumas mudanças mentais e comportamentais para que isso aconteça.

Aproveitando esse “sentimento de ano novo” é importante definir algumas coisas que sequer fazer diferente no próximo ano. No meio dessa conversa sempre cai a seguinte frase “ano que vem vou ser mais organizado e aproveitar mais meu tempo”. Quem não quer produzir mais, ter mais tempo para si mesmo, trabalhar em novos projetos? É um sonho de todo mundo.

Porém, para que tudo isso aconteça é necessário criar uma organização pessoal eficiente, que vá de encontro aos objetivos de vida definidos. Além disso, deve ser criado o habito da organização e inclui-la no seu dia a dia,priorizando e sabendo dizer não para algumas coisas.

Levando em consideração esse clima de final de ano, o post de hoje traz um passo a passo para você iniciar a sua organização pessoal, focando no clima de renovação do ano novo. Não esqueça: tudo que é ensinado só vai gerar resultados se você estiver disposto a isso!!


Passo 1 – Descubra as suas pendências

No final do ano sempre temos aquela lista de coisas de deveria ter sido feita, mas que não foram. Essa etapa é muito importante para que você entre no próximo ano com o pé direito. Você deve descobrir quais são as suas pendências. Aquelas coisinhas como doar alguma roupa, limpar o armário, entregar um livro que pegou emprestado entre outras coisas. Liste TUDO que você ficou de fazer e não fez, para que depois possamos organizar a realização dessas atividades.


Passo 2 – Priorize as atividades

Na arte da organização pessoal saber priorizar é uma das lições mais importantes.Existem tarefas no dia a dia que podem ser importantes e urgentes, urgentes e não importantes, importantes e não urgentes e não urgentes e não importantes. Tarefas importantes e urgentes devem ser suas prioridades agora. Em seguida você deve identificar o que se localiza em urgente e não importante e analisar se isso pode ser delegado ou se a sua realização não impactará em nada. Após isso,selecione as tarefas importantes, mas não urgentes, que são aquelas que impactaram na sua vida, mas que só dependem do seu senso de urgência. Por fim,elimine as tarefas que não são importantes e nem urgentes.

Mas por que fazer isso? Normalmente não paramos para analisar se as nossas tarefas realmente impactarão positivamente nos nossos objetivos. Esse exercício faz com que você priorize as atividades de alto impacto na sua vida e elimine aquelas que são perda de tempo.


Passo 3 – Escolha um método

Essa é uma etapa extremamente importante. É necessário que você crie um planejamento de realização das tarefas pendentes e das novas que irão surgir. Para criar uma organização pessoal eficaz e que você possa mantê-la durante todo o ano, deve ser observado alguns pontos:

  1. Como é a sua rotina? (Corrida, calma, estressada.)
  2. Como você aproveita o tempo livre dentro do seu dia a dia? (Pausas para almoço, a viagem de ônibus, etc.)
  3. Você se adapta melhor ao digital ou ao físico?
  4. Oquanto você quer ser organizado

A organização pessoal deve ser desenvolvida de forma a melhorar o seu dia a dia e não complicar mais. Por isso, a mesma é muito flexível a diversos estilos de vida e você deve identificar qual é o melhor método para você.

Existem diversos métodos para se organizar. Você pode utilizar um Planner, uma agenda normal, um bullet jornal,uma agenda digital, o Trello, um caderno normal etc. Você deve se conhecer e testar diferentes formas de se organizar.

*eu já fiz um vídeo no youtube mostrando a minha organização pessoal,você pode acessa-lo aqui

Para o próximo ano você pode utilizar um Planner caso se adapte ao planejamento físico.  Ele é uma espécie de agenda onde você tem planejamento anual, mensal e semanal no mesmo lugar. Além de ter planejamento financeiro, habit tracker e outras formas de se organizar.

Você pode ver mais fotos do Planner do Mile Papeterie no instagram da loja, @milepapeterie


Passo 4 – Planeje a execução das atividades

Após você escolher um método você deve planejar quando irá executar as suas tarefas. Nesse passo será definido em que dia você realizará cada uma das tarefas que definiu no Passo 1. Não esqueça de colocar por primeiras aquelas que estão pendentes a mais tempo e as que ficarão na maior escala de importância e urgência (definido no Passo 2). É importante que coloque data, e se preferir, pode colocar horários também.Para um planejamento diário de atividades mais eficaz, você pode utilizar um Planner Diário. Nele você coloca suas tarefas em forma de To Do List, colocando prioridades e objetivos do seu dia.

Esse é um modelo, é o Planner Diário do Mile Papeterie e é muito funcional. Com ele você pode colocar todas as suas atividades, priorizando as 5 mais importantes e quais os objetivos do seu dia. Você pode adquiri-lo através do instagram da loja, que é @milepapeterie.

Passo 5 – Realize conforme o planejamento

Agora que você já tem uma lista de tarefas, priorizou, escolheu um método e criou o seu planejamento está na hora de agir. Nada adianta se você fizer tudo até aqui e não executar as suas tarefas. Realize as atividades no dia a dia conforme você planejou e caso tenha um contratempo, realoque a mesma para realizar outro dia, mas não deixe de fazer.

E este foi o post dessa semana, espero que tenha gostado e que agora possa iniciar a sua organização pessoal para o novo ano que se aproxima!

Com amor,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *