O método Bullet Journal + ideias para começar do zero

O Bullet Journal é uma ferramenta muito conhecida no exterior, mas pouco utilizada no Brasil. Quando falamos em organização pessoal a primeira coisa que vem a nossa cabeça são agendas e planners, porém, há diversas ferramentas. O Bullet Journal tem ganhado cada vez mais espaço pela sua flexibilidade e adaptatividade ao dia a dia de cada pessoa.

Cada ferramenta tem sua especificidades para cada pessoa. O Bullet Journal é uma ferramenta perfeita para quem gosta de soltar a criatividade e não abre mão da flexibilidade das páginas.

Levando em consideração que a maioria das pessoas não sabem como utilizar a ferramenta, hoje trago um post destinado somente a isso. Você vai aprender o que é um Bullet Journal e saber como utiliza-lo e deixa-lo lindo.

O que é um Bullet Journal?

O Bullet Journal nada mais é que um sistema para você ter tudo em um só lugar, ou seja, um caderno com tudo sobre a sua vida. Nele você registra desde tarefas diárias, até pensamentos e eventos que você tem durante todo o ano.

Qual o diferencial?

Pessoas que não estão acostumadas com essas denominações confundem o nome das ferramentas, pois tem muitas. O Bullet Journal é uma espécie de diário feito em um caderno onde você personaliza e escolhe cada página que quer. Nesse método você pode desenhar, criar e acrescentar páginas de organização que você denomina importante.

A grande diferença desse método é exatamente a flexibilidade que ele traz. Por exemplo, se você compra uma agenda ela já vem com layout pronto, já no Bullet Journal não. Você cria tudo do zero!

Prós e contras de utilização

PRÓS

  • Flexibilidade para criar;
  • Estimula a criatividade;
  • Custo baixo;
  • Adaptação a sua rotina;
  • Mantem tudo em um só lugar.

CONTRAS

  • Leva tempo para criar um layout (se quiser enfeitar mais);
  • Para rotinas mais corridas, o layout não favorece a rápida observação.

Como criar do zero

Para iniciar um Bullet Journal a primeira coisa que você deve observar é o caderno onde você fará. No mercado atualmente existem 4 tipos de folhas: branco, pautado, quadriculado e pontilhado. Esses tipos de folha facilitam ou dificultam o seu processo de criação, por isso o mais indicado é a folha pontilhada.

Esses cadernos tem folhas com pequenos pontinhos que facilitam para desenhar livremente sem que fique torno.

Você pode adquirir os da foto ao lado no site da Lojinha da Lívia, neste link

Depois da escolha do caderno você precisa definir o que terá dentro dele. Para criar as suas páginas eu indico ler o livro “Diário em Tópicos” pois ele tem várias ideias para você que quer começar.

As canetas coloridas e post its serão seus aliados, então é bacana que você tenha esses materiais em mãos. Não é regra que o seu Bullet Journal deva ser bem enfeitado, mas sim efetivo para você.

Ideias de páginas

Você pode se inspirar em diversos Studygrams ou no próprio Pinterest. Nesses lugares você vai encontrar diversas formas de organizar e decorar o seu Bullet Journal. Segue abaixo algumas imagens para você se inspirar.

E esse foi o post de hoje, espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre o Bullet Journal e que tente usar a ferramenta.

Com amor,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

2 Comments

  1. I am extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one today..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *