O essencial para planejar e executar as suas metas

As metas são essenciais para que você possa chegar aonde você chegar. Elas são um indicador daquilo que você quer atingir, e é a partir delas que você vai determinar o seu plano de ação. Se você não tem o hábito de criar metas, eu recomendo fortemente que faça, e verá como isso mudará totalmente a sua vida. Uma frase que sempre costumo dizer, que é de Alice no País das Maravilhas, é: “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Afinal, se você não determinar metas, pode acabar chegando a um lugar que não é exatamente onde você queria chegar.

Quem nunca fez aquela listinha gigante de metas, ficou muito empolgado e depois de algumas semanas, percebeu que não tinha cumprido nada? Acho que todo mundo já passou por isso, e é realmente frustrante, né? A maioria das pessoas até determina metas, mas muitas vezes, falha em cumpri-las, muitas vezes por falta de motivação. O que causa essa falta de motivação pode ser na verdade o erro na hora de determinar uma meta e fazer um planejamento adequado. E é por isso que hoje, vamos falar sobre algumas coisas que são essenciais para planejar e executar as suas metas. Eu sou completamente viciada em determinar metas e cumpri-las, e foi assim que comecei a concretizar várias coisas que antes não conseguia.

No início pode parecer difícil, mas você não deve desistir. Acima de tudo, você precisa ter persistência e acreditar em si mesmo! Seguem, então, 4 coisas que considero essenciais para você planejar e executar as suas metas.

 

Tenha um objetivo bem definido

A primeira coisa que você precisa ter é um objetivo bem definido. Quando você determina uma meta, deve ser o mais específico possível para saber exatamente aonde quer chegar.  Por exemplo, se você quer fazer uma viagem, não coloque como meta “fazer uma viagem”. Você precisa falar exatamente para onde vai, quando vai e quanto precisa guardar. Você poderia colocar como meta, por exemplo:

“Guardar R$ 2500 até julho de 2019 para fazer uma viagem para X lugar”.

Assim, você está sendo específico. Você sabe exatamente quando dinheiro precisa, qual será o seu prazo final e para onde você quer ir. Facilita muito mais a sua clareza quanto à meta que você estabeleceu.

 

Tenha um cronograma

Quando você estabelece uma meta, você precisa ter um cronograma para seguir essa meta. Caso você determine que quer guardar os R$ 2500 para a viagem que falamos até julho de 2019, você precisa saber quanto vai guardar por mês até lá. Afinal, não adianta nada você chegar em março do ano que vem, e aí lembrar “Nossa, esqueci que tinha que guardar dinheiro!”, certo?

Tenha um cronograma e mantenha-o atualizado. Verifique seu planejamento e o que falta fazer para você atingir a sua meta.

 

Mantenha o foco naquilo que você quer atingir

Quando você se imagina realizando as coisas que quer, tudo se torna muito mais fácil e leve. É muito bom imaginar todas aquelas coisas incríveis acontecendo. Isso te dá forças para continuar naqueles dias que você não se sente muito bem. Sempre se lembre do motivo pelo qual você faz o que está fazendo nesse momento. Aonde você quer chegar? Qual o seu foco? Quais os seus sonhos?

Nos dias em que não estou tão legal assim, eu gosto de pensar em tudo que já fiz, e em tudo que ainda quero fazer. Isso me dá muita motivação para continuar firme no meu caminho, indo atrás dos meus sonhos e tentando melhorar cada dia mais. O que mais me motiva é imaginar as minhas metas realizadas e ver o meu progresso dia após dia. Isso me mostra que consigo passar pelos dias ruins, pelas dificuldades, e que ainda tenho muito a conquistar.

 

Não fique se comparando

E por fim, um conselho extremamente importante. Não fique se comparando com as outras pessoas. Isso é algo que aprendi a muito custo. Eu me comparava muito, pensava que era incapaz, e isso desviava o foco do meu caminho, para o caminho das outras pessoas. Não fique olhando para os outros pensando que eles estão na sua frente. Cada um está exatamente no seu tempo, na sua situação e circunstâncias diferentes. Cada vez que você olha para as outras pessoas, deixa de olhar para você.

Você pode não reparar, mas se comparar é algo que atrasa e muito o processo de atingir as suas metas. Foque no que você tem, no que você quer, e veja a diferença que isso fará na sua vida. Quanto mais você foca em você, mais metas poderá atingir.

Lembre-se de fazer aquilo que você ama. Faça por você, por amor, e pela pessoa que você quer se tornar. Cada dia você tem uma nova chance para fazer diferente e recomeçar. Aproveite cada uma dessas chances!

 

Espero que tenha gostado desse post! Se você quer me conhecer mais, pode visitar o meu blog aqui e me acompanhar no Instagram (@maamenezs e @marianamenezes.com.br). Também tenho um canal no Youtube, onde posto vídeos sobre organização, produtividade e desenvolvimento pessoal.

 

Um grande beijo,

 

Mari

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *