Minimalismo: 5 motivos para iniciar hoje

No mundo do consumo excessivo, da ganancia e do materialismo propor um estilo de vida mais simples priorizando o minimalismo chega a ser contraditório. Todos os dias somos bombardeados por promoções, riqueza, procura por mais dinheiro, comprar, TER. Chega a ser cansativo olhar as redes sociais ou um site. Estão recheados de notícias de corrupção, desemprego, endividamento etc. Mas por que repensar nisso agora já que estamos na era do consumo?

Dizem que não usamos 80% do que temos, sinta o peso dessa afirmação. Estamos vivendo para acumular coisas, não é triste? Em um documentário que vi era dito que “não pagamos as coisas com dinheiro, e sim com tempo”. Quanto tempo você gasta para comprar todas essas coisas que você nem utiliza?

Por isso, hoje proponho você a abrir a sua mente para o minimalismo. Você já deve ter ouvido falar dele como um estilo de vida, mas é muito mais que isso.  É uma ferramenta que pode ajudar aqueles que estiverem dispostos a se livrar dos excessos priorizando felicidade, realização pessoal e liberdade.

Hoje vamos refletir sobre 5 motivos para você adotar o minimalismo na sua vida, priorizando ações simples e práticas para você iniciar hoje mesmo.

1. Você gasta menos tempo e se torna mais organizado

Olá organização!! Adotar o minimalismo na sua vida te trará aquele tempo “extra” que você sempre diz que está faltando. Você se torna mais organizado e produtivo, pois não perde tempo escolhendo roupas, procurando objetos, arrumando pilhas e pilhas de coisas no guarda roupa.

Deixo abaixo fotos de lugares que adotaram o minimalismo para organização do ambiente:

2. Você se torna mais econômico

Sabe aquele projeto que você tanto sonha em fazer, mas nunca tem dinheiro? Quando se implanta o minimalismo você gasta muito menos dinheiro em coisas superficiais e inúteis para você, para aplicar dinheiro naquilo que é importante. Você aprende a dar valor para o seu dinheiro, afinal tempo é dinheiro. Quanto mais você querer ter mais você terá que trabalhar, logo menos tempo terá.

3. Você se torna uma pessoa mais leve

Quem nunca fez uma baita faxina em casa e depois se sentiu como uma pluma? O minimalismo enfatiza muito a leveza de ter menos para ser mais. Aprenda a doar aquilo que não necessita, a não comprar aquilo que não precisa e a jogar fora aquilo tudo que é realmente lixo.  Somos acostumados a acumular as coisas e de repente temos uma enorme montanha de coisas desnecessárias: desapegue!

4. Você convive com o essencial para si

Minimalismo não é só é só sobre coisas, é sobre pessoas também. Aprenda a fazer uma limpeza nas pessoas que você convive, afaste-se daquelas que só te fazem mal. Aprenda a esquecer aquelas que ficaram no passado. Guarde o essencial. Assim como coisas, relações se desgastam e as vezes é necessário limpar as pessoas da sua vida.

5. Você aprende a se comparar menos

Quanto menos você tem ou menos consome, você sente menos vontade de ter algo que é do outro. Aquela invejinha e a comparação acaba sendo menos sentida na sua vida, pois agora você vive com o essencial para si e não para o outros. Se comparar e sentir inveja nada mais é do que querer parecer ou ter para os outros. O minimalismo prega muito isso de “seja você, tenha o essencial para você e faça por você”.

Minimalismo é sobre ser e não ter

Para finalizar esse post gostaria que você refletisse sobre o assunto, focando na frase acima.

Você quer ter mais ou ser mais?

Com amor

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *