Melhorando os seus estudos com dicas simples

Na época de escola sempre tinha aquele aluno nota 10, o NERD. Por muito tempo achei que ser nerd era algo ruim e vergonhoso, porém hoje em dia sou NERD com orgulho. Quando entramos na vida universitária é muito difícil achar alunos realmente dedicados a aprender e melhorar seus estudos. A maioria é mais ou menos. Muitos me perguntam o que eu faço para conseguir conciliar a vida de trabalhar, me cuidar, aprender um novo idioma e ir bem nas provas e na faculdade. Além disso, conciliar estudos e outras coisas em sua vida não é tarefa fácil. Ser bom aluno e ir bem nos estudos é mais complicado do que se imagina.

Por isso, o post é destinado, principalmente, para aqueles jovens adultos que querem ser melhores nos seus estudos, mesmo com pouco tempo. Depois de algum tempo de faculdade, aprendi algumas coisas que melhoraram muito os meus estudos. Hoje vim compartilhar essas dicas simples e te ajudar a ser um aprendiz melhor.

1- Em sala de aula, seja prático

O erro da maioria dos alunos é não utilizar de forma inteligente o tempo em aula. É em sala de aula que você vai ouvir, tirar dúvidas, pensar e aprender sobre determinado conteúdo. Ser prático com materiais, adiantamento de leituras e exercícios vai te ajudar a aproveitar melhor o tempo em sala de aula. Logo, você não vai precisar despender mais tempo reaprendendo aquilo que já foi ensinado.

Não anote tudo que o professor falar, você deve sintetizar e escrever o que você entendeu sobre oque ele falou. O copia e cola não vai fazer você aprender mais. Tente ouvir, busque entender e conceitue o que você entendeu. Use materiais que facilitem, de forma mais rápida, escrever o que quer. Eu sou amante de papelaria, mas muitas coisas atrapalham e você acaba colocando foco em deixar o caderno bonito e não em aprender de fato.

2- Seja um aluno chato

Na faculdade eu ouço muito dos colegas “que guria chata, só fica questionando o professor”, as caras de nojo são inevitáveis. Seja um aluno chato. Questione, tire suas dúvidas, se não entender peça para o professor repetir. Aproveite todo o conhecimento do seu professor, use ele. Você está despendendo o seu tempo, e em faculdade particular o seu dinheiro, para aprender com um mestre no assunto. Sempre haverá pessoas para te chamar de chato, de nerd, e de qualquer outra coisa, isso significa que você está no caminho certo.

3- Aproveite todo tempo livre

Quem não tem muito tempo para estudar deve aproveitar todo o tempo “livre”. Quem me acompanha no instagram sabe que eu sempre estou com os materiais que tenho para estudar, se der um tempo eu já adianto. Planeje, organize-se e faça sobrar tempo para você estudar. Você sempre tem tempo. Pausas de 15 minutos do trabalho, a viagem no ônibus, a espera para o dentista, o cafézinho. Portanto, sempre tenha consigo algum material para ler, exercícios, ou qualquer coisa que você precisa fazer que possa ser feito nesses tempinhos. Ah, essa coisa de não ter tempo é mentira, pare de se enganar, ninguém acredita nessa desculpa só você mesmo.  

4- Não deixe acumular

Sabe a bola de neve, é, ela sempre fica maior a cada giro. Recebeu um trabalho para fazer, inicie. Tem leituras para fazer, inicie. Preze por realizar as tarefas com calma e excelência. E não, você não precisa deixar de sair, curtir com a pessoas que gosta, é só se organizar. Divide as tarefas e faça um pouco a cada semana, não deixe acumular tudo para o último dia. Você não tem noção do quanto isso faz mal para a sua saúde física e mental e para a sua aprendizagem.

5- Abuse das tecnologias

A tecnologia está ai e nada mais justo que utilizar de toda a praticidade dela. Use tablets para fazer as suas leituras, além de ajudar o meio ambiente eles são mais práticos para enviar as tarefas. Um aplicativo maravilhoso para leituras em Android é o Xodo, eu uso e pra mim é o melhor de todos ♥. Para IOS você pode usar o Cabinet, que é muito bom também. Tirar notas em sala de aula no computador facilita demais também, o One Note é ótimo e super prático de usar. Além disso, vídeo aulas, palestras, cursos online ajudarão você a melhorar o seu aprendizado.

6- Você não precisa fazer resumos/mapas mentais

As pessoas aprendem de formas diferentes. Para mim, resumos e mapas mentais me ajudam a aprender e fixar o conteúdo. Porém, eu tenho um colega que não usou nem um caderno de 96 folhas em toda a faculdade e é um dos melhores alunos que conheço. Se conheça. Saiba se essas metodologias e ferramentas te ajudam ou só fazem você perder tempo. Teste quantas vezes for preciso até que ache o melhor método de estudo para si.

7 – Invista em você

Quer melhorar os seus estudos? Invista na pessoa mais importante da sua aprendizagem, você. Se cuide, se alimente bem, beba água, faça exercícios, pratique a gratidão. Ao longo da semana, faça algo que você gosta, compre uma roupa nova ou customize uma antiga. Faça algo por você. Existem vários cursos online gratuitos para o seu desenvolvimento pessoal, tem o Melhor de Si gratuito para você se desenvolver. Aprenda a cuidar de si antes de se cobrar tanto, você vai ver que sua aprendizagem e seus estudos vão melhorar consideravelmente.

E esse foi o post dessa semana, espero que você tenha gostado e deixe aqui nos comentários, você se considera um bom aluno?

Com amor ♥

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

2 Comments

  1. Post maravilhoso como sempre. Gosto porque você sempre foge do obvio.

    Na minha faculdade graças a Deus não preciso copiar slide porque todos são disponibilizados no site da central do aluno, aproveito então para prestar mais atenção e fazer algumas anotações. Também invisto em mim, procuro sempre dormir ate meia noite (que é o máximo que da pra mim ter vida no dia seguinte acordando as 6h30) porque aproveito a semana para ler o livro guia da faculdade para meu estudo.

    Gostaria de um post extra se possível sobre sua forma de estudar na faculdade durante a aula, após a aula (em casa quando chega a noite e no fds etc visto que você tem inglês e vida social kk) e antes de uma prova. Gosto de testar vários métodos, obrigada ♥.

    1. Oii Monique,

      Fico muito feliz que você tenha gostado, obrigada ♥ Realmente, quando disponibilizam os materiais no portal fica bem mais fácil. Irei anotar essa ideia de post e assim que puder disponibilizo aqui no blog. Muito obrigada pela sugestão!

      Grade Abraço,
      Mile

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *