Maiores erros que você comete quando começa a se organizar

É comum a todos que começaram a se organizar que cometam, praticamente, os mesmos erros. A organização continua sendo algo difícil de se implantar, pois a maioria das pessoas pensam nisso só depois de adultos. Ao mesmo tempo em que é um tema em alta, continua sendo muito mistificado, ou seja, complicado de colocar em prática.

Porém, quando se sabe o que NÃO fazer, o processo se torna mais fácil. Por isso, no post de hoje juntei uma série de erros comuns que você comete quando começa a se organizar. Lembrando que são erros cometidos pela média, cada caso é um caso.

Erro 1 – começar pela ferramenta

O erro mais comum cometido é decidir se organizar e começar a procurar uma ferramenta. Eu sei que é normalmente o que se faz, mas iniciar numa ferramenta sem mudar seu mindset, sem exercitar a sua organização e se analisar a sua rotina é furada. As chances de você desistir aumentar em 50% pois você não sabe se a ferramenta vai servir para você, se adapta a sua rotina e se sua mentalidade está madura para implantar a organização.

Antes de procurar uma ferramenta você deve mudar seu mindset, ou seja, começar a ser organizado na sua mente. Depois você vai implantar organização em tudo na sua vida, e ser consistente com ela. Só depois disso você vai analisar a sua rotina e decidir qual ferramenta que melhor se adapta a ela.

Erro 2 – querer ser detalhista demais

Quando começamos algo que acreditamos que vai mudar a nossa vida, ficamos super ansiosos e queremos tudo perfeito e com muito detalhes. É um grande erro!

No começo, a sua organização deve ser muito simples, com to do lists, planejamentos de mesa ou aplicativos fáceis. Como é um novo estilo de vida, você vai demorar para se habituar, e querer fazer tudo com muitos detalhes e de forma difícil vai fazer você desistir na primeira semana.

Erro 3 – tentar copiar a organização de outra pessoa

No mundo digital é muito visível a influencia que blogs e pessoas tem, ainda mais quando se trata de organização e produtividade. Porém, tentar imitar ou comprar produtos achando que vai conseguir fazer a sua organização da mesma forma que seu influenciador favorito é um grande erro.

Cada pessoa se organiza de forma diferente e você deve analisar a sua realidade antes de implantar um método ou ferramenta de organização. É claro que você deve testar, mas não caia de primeira comprando algo super caro sem nem saber se vai servir para você, analise-se primeiro.

Erro 4 – despender muito tempo se organizando

Eu estou nesse meio de organização e produtividade a 3 anos, e se tem algo que eu aprendi é que se organizar tem que ser simples e rápido. Passar horas do seu dia planejando, enfeitando, colorindo e pintando a sua organização pode ser um grande desperdício de tempo. A organização deve ser simples e fácil, se está complicada e demorada tem algo errado.

Se você percebe que gasta muito do seu tempo nisso, e vê que poderia estar aproveitando esse tempo de forma mais produtiva, talvez esteja na hora de mudar o método. Esteja sempre em constante reflexão se o seu método de organização está sendo eficaz.

Erro 5 – achar que muda da noite para o dia

Um dos principais erros é começar a se organizar é achar que vai se tornar o master da organização super rapidinho. A pessoa começa a se organizar e quer que em 1 mês esteja num super nível de organização, isso é impossível.

Tornar a organização um hábito e algo fácil demorar meses e talvez anos para acontecer, você tem que ser consistente e paciente para que realmente chegue nesse nível.

E esse foi o post dessa semana, espero que você tenha gostado e que te ajude a não cometer esses erros quando começar a se organizar!

Com amor,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *