Estimule a sua criatividade e se torne mais inspirado com 5 dicas

Criatividade e inspiração

Você já deve ter tido aquele dia em que você precisar pensa/fazer alguma coisa nova e parece que você não consegue criar. Ou até mesmo, ter passado por alguma situação que exigia uma resolução criativa para o problema e não ter conseguido. A criatividade está muito além daquilo clichê de “artista prodígio”. Ela é uma extensão da nossa mente que é responsável por nos manter inspirados e com olhar sistêmico sobre as coisas.

Porém, mesmo com todo esse mundo da tecnologia que sempre nos auxilia a estar inspirados e criativos, a criatividade tem cada vez mais sido deixada de lado. O plágio tem sido cada vez mais visível e a essência das pessoas tem sido cada vez mais escondida. Parece que não somos mais capazes de sair de situações embaraçosas de forma criativa, e nem criar coisas novas de forma única.

Mas por que isso está acontecendo? O ser humano tem a capacidade de poupar o máximo de energia que puder para realizar tarefas. Por um lado, isso é muito positivo, pois nos poupa de despender energia em coisas desnecessárias, porém, o lado negativo é que deixamos de pensar na hora de realizar algo. A criatividade exige pensamento constante e necessita que seja dispendida muita energia no seu fazer, por isso, cada vez somos menos criativos.

Pensando em todo esse contexto, hoje eu trago 5 dicas para você que quer sair fora da caixa e se tornar criativo. São dicas com exercícios diários simples, mas que vão te tornar uma pessoa mais inspirada e criativa.

1. Aprenda a observar em vez de ver

Estamos acostumados a ver as coisas e não observa-las. Há pessoas que vão dizer que isso são sinônimos, e eu concordo, o dicionário diz isso. Porém, quando você observa você toca nos detalhes, questiona, analise e interage, mas quando você somente vê, você tem uma leve “passagem de olho” pelas coisas. Pessoas criativas não veem, elas observam.

Você deve aprender a observar, olhar para qualquer coisa e não se prestar a somente ver e seguir adiante. Se você possui um breve tempo, pare, observe as coisas e perceba os detalhes. Veja como é feito, como se movimenta, qual o som, o cheiro etc. Essa pequena atitude te faz exercitar os seus sentidos e estimular a sua criatividade.

2. Leitura e músicas

Você deve estar cansado de saber que ler e escutar músicas estimulam a criatividade, porém é realmente importante se você quer ser mais criativo. Porém, para fugir do senso comum, estimulo você a ler e escutar coisas que ainda não conheça. Você deve ter uma listinha de livros que quer ler, porém, fuja um pouco disso, leia sobre um assunto que você não sabe nada. Crie uma playlist de “diferentões”, aquelas músicas que você nunca escutou antes, de outra cultura, com outros instrumentos. Fuja de ler e ouvir sempre as mesmas coisas.

3. Tenha um dia NADA

Quem me conhece sabe que eu aproveito cada minuto livre para fazer muitas coisas. Entretanto, quando era mais nova, tinha um dia NADA, onde não fazia absolutamente nada somente vivia. Não tenho isso a algum tempo e vejo como me sinto diferente quando estou sempre trabalhando/estudando nesse “tempo livre”.

Se permita ter um dia nada, um dia sem planejamento, sem trabalho ou estudo, um dia que você faz o que quer na hora que quer. Isso é muito importante para estimular a sua criatividade, pois você acaba fazendo coisas novas que você não faria se tivesse um planejamento e tudo mais.

4. Volte a ser criança as vezes

Criança é o ser humano mais criativo do mundo. Você deve lembrar da sua infância, onde você inventava brincadeiras, brinquedos, formas de fazer as coisas. Com o tempo nos tornamos regrados e muitas vezes, chatos. Tudo tem hora, tem lugar e tem jeito certo de fazer as coisas.

Quando você tiver uma oportunidade, volte a ser criança. Tome um banho de chuva em vez de correr dela, fale coisas que muitas vezes você tem vergonha ou medo de falar para os outros, coloque uma roupa ou acessório extravagante. Você com certeza vai se sentir feliz, inspirado e estará desenvolvendo a habilidade de criar e estimular a criatividade.

5. Frequente um lugar diferente

Nós temos os nossos lugares favoritos, onde almoçamos, saímos e nos divertimos. Porém, quando frequentamos os mesmos lugares já estamos acostumados com as pessoas, o lugar, a forma deles e acabamos nos aconchegando. Quando puder, no dia a dia, vá a um ligar diferente, e não digo um lugar caro ou chique, somente um lugar diferente. Faça isso sempre que puder, conheça os lugares da sua cidade, e se puder, conheça outras cidades. Sua criatividade será trabalhada constantemente através dessa atitude.

E esse foi o post de hoje, espero que você tenha gostado e deixe nos comentários o que você faz que te deixa mais criativo e inspirado.

 

Com amor,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *