Equilíbrio: conquiste-o com apenas 1 passo

Quando iniciasse a vida adulta (independentemente da idade) passamos a assumir muitos compromissos. A maioria passa a trabalhar e estudar, e além disso, muitos moram sozinhos e sem preocupam com os afazeres domésticos. Fugir disso, é inevitável. Nesse momento, percebemos que 24 horas do dia é muito pouco para tudo que você quer fazer. A sociedade te cobra para estudar mais, se exercitar, ser o melhor no emprego e você fica perdido e você não tem equilíbrio para conciliar tudo isso.

Eu sei, e eu te entendo pois já passei por isso. Iniciei a trabalhar e estudar com 16 anos quando estava no ensino médio, era jovem aprendiz na empresa que eu trabalho agora. Com 18 anos, entrei para a faculdade e comecei a trabalhar de manhã e de tarde. Por causa disso eu perdi o equilíbrio e não consegui conciliar tudo. Minha vida virou de ponta cabeça e eu não rendia no trabalho, estava mal nas notas e nem ficava com a minha família. Mas calma, isso não é uma história trágica com final triste: eu encontrei a solução!

Mergulhei de cabeça em entender o que estava acontecendo. E por mais que eu tentasse me organizar, planejar, fazer metas eu continuava não conseguindo conciliar tudo. Até o ano de 2018. Esse ano eu decidi que seria diferente. Prometi que eu voltaria para a academia, faria inglês e ficaria mais tempo com o meu namorado e a minha família. Iniciei o ano com as velhas metas anuais (aquelas mágicas que a gente quer que aconteça) e eu as esqueci em fevereiro já. E antes que perguntem, vou dizer o por que eu não as uso como o passo para encontrar o equilíbrio em sua vida.

A vida ela não é mágica, você não vai criar a sua vida dos sonhos fazendo metas e mais metas e tentando bater elas todos os dias. Você não pode controlar tudo, sucesso e fracasso nãos e resume só a sua persistência e determinação. Existem outras variáveis. Todos os anos eu fazia metas e me frustava por que sempre acontecia algo que fazia com que eu PRECISASSE largar mão delas. E tudo bem. Metas não vão fazer você mudar de vida e ter tudo o que quer e isso não é o passo que eu vim te ensinar. Eu vim te ensinar algo que de um minuto para o outro você pode aplicar, de um minuto para o outro você pode mudar de vida e encontrar o equilibro em tudo na sua vida. Mas calma, mais abaixo eu vou te falar, primeiro eu vou te contextualizar de como foi esse processo.

A minha rotina

Um belo dia, enquanto eu estava de férias, resolvi me inscrever no inglês e prometi para mim que esse ano eu iria aprender. O problema era, quando eu ia fazer? Trabalho manhã e tarde e faço faculdade a noite. Analisando eu teria apenas 2 horários para fazer, ou na semana entre o trabalho e a faculdade ou no sábado.  Porém, no sábado eu estudo para as matérias da faculdade, então anule qualquer aula de 4h. Entretanto, encontrei uma escola de inglês que tinha horários flexíveis e eu poderia marcar para o sábado de meio dia ou de tarde. Ou seja, passei a fazer inglês no sábado de meio dia.

Não contente, resolvi criar um blog pois era meu sonho de infância ter um. Mais uma vez tive que pensar em quando alimentaria ele pois, agora, já tinha mais um curso em andamento. Falei com a minha mãe e resolvi que almoçaria no trabalho e ocuparia a 1h de folga para fazer posts e as artes aqui para o blog. Dito e feito, estou levando marmita para o trabalho e fazendo o trabalho com o blog nesse horário. AINDA não satisfeita, em maio, resolvi que voltaria para a academia. Nesse momento você deve estar pensando que não durmo mais kkkk. Mas calma, eu durmo ás 8h que se precisa. Procurei várias academia, com valores acessíveis, que eu conseguisse fazer 30 minutos de exercícios antes de ir para a aula. Pois não é que eu descobri que tem uma bem pertinho de casa? Agora faço academia também. Eu queria no ano de 2018 ser mais saudável, criar um projeto pessoal e aprender inglês, era o meu propósito. Até agora você deve estar se perguntando “Ok, mas o que eu faço para conseguir tudo isso também?” então eu vim te falar.

O segredo para você ter equilíbrio é aceitar a sua rotina.

Como assim Jamili? Você deve saber que o que é pouco para um é muito para outro e vice versa, isso se aplica as suas atividades também. Fazer 20 minutos de academia pode ser “micharia” para alguns, mas para mim já é muito. Fazer 1 post na semana para alguns blogs é pouco mas para mim já é muito. E sabe por que acontece você não consegue ter equilíbrio e fazer tudo o que deseja? Por que você tem a crença que se a sua amiga faz 1h30min de academia na mais top da cidade os seus 20 minutos na academia de bairro não valem nada, então você não faz.

Você tem que aceitar a sua rotina, ela é SUA, você não pode muda-la. Tudo bem você não conseguir fazer 4 horas de inglês, mas você faz 10 minutos cada dia e está aprendendo. Adapte o que você quer fazer a rotina que você tem. Se tem horas ou minutos sobrando na rotina encaixe algo que você quer fazer nesses minutos e faça.

Outro problema que te afasta do equilíbrio é achar que você vai trabalhar 8 horas, dormir 8 horas, fazer 4 horas de aula, mais 4 de cursinho e 2 de academia EM UM DIA e vai ser perfeito. E não, ta na cara que dá mais de 24 horas do dia nessa rotina “perfeita”. Quem vive nesse meio da produtividade ouve cada coisa, desde promessas milagrosas para criar a vida dos “sonhos” até como ser maravilhoso em tudo que você faz. Gente, isso não existe e NUNCA vai existir. Nós erramos, perdemos para a concorrência, nos recuperamos e sempre estamos crescendo, nada vai ser como nos nossos sonhos. Você deve sempre oferecer o seu melhor, o melhor de si, mas você não vai ser perfeito. Talvez o seu melhor seja tirar 8/10 na prova, e se você se esforçou, estudou e tentou tudo bem você não ser nota 10. Ofereça o seu melhor. Você quer fazer academia? Faça os 20 minutos que você tem tempo. Quer aprender inglês? Tente treinar 10 minutos por dia. Quer ter o emprego que você sonha? Inicie agora, inicie errando e concertando, mas INICIE com o que você tem e pode.

Aprenda de uma vez por todas que, iniciar fazendo 5 minutos é melhor que não fazer. E não é pouco, é o que você pode e você vai fazer do melhor jeito que der. E sabe a “incrível arte de ligar o dane-se” use ela quando alguém disser que o “tempo que você faz é muito pouco para você conseguir o que quer”, é a SUA vida e você faz como pode e com o que tem.

Recapitulando: o passo milagroso e rápido para se ter equilíbrio é aceitar a sua rotina. Aceitou? Então adapte o que você quer fazer no tempo que você tem. Adaptou? Liga o botão do dane-se para as pessoas que disserem que você faz pouco.

E não planeja essa mudança demais não. As vezes planejamos e idealizamos demais, mas na hora da verdade, a teoria desce ralo a baixo pois não era como você achou que ia ser. Então, você que fazer tudo o que deseja e conseguir conciliar tudo? Aceite, adapte e dane-se . Vai lá meu amore e faz, começa AGORA.

E esse é post dessa semana, espero que você possa começar agora mesmo aplicar isso e fazer tudo que você deseja.

Com amor,

Mile ♥

 

 

 

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *