Como utilizar e organizar o planner

No ano de 2017 eu descobri algo que mudou a minha rotina: o planner.

O que é um planner? É uma especie de agenda mas que não é como as que já conhecemos, ele também é dividido em dias, mas também  divide-se em períodos, em semanas , em meses e alguns possuem visão anual também.

Mas qual a diferença efetiva entre ele e uma agenda normal? O planner foi criado para atender todas as necessidades da sua vida, como cuidar das finanças, habit tracker, planejamento de objetivos de longo prazo entre outras funções, ou seja, tendo o mesmo você tem todos os aspectos planejados e organizados em um único lugar.

Ok, comprei um planner, e agora? Muitas pessoas adquirem um sem saber se irá se adaptar ao mesmo, e dai acabam gastando dinheiro (já que não é algo muito barato) e se frustando por não conseguirem usar. Por isso, primeira coisa para quem está pensando em adquirir o mesmo é procurar planner diário e semanais imprimir e utilizar por alguns dias para saber se você irá se adaptar. Lá no drive do blog tem planners para você baixar e utilizar.

Eu me adaptei, mas como dividir, organizar e deixa-lo lindo igual aqueles que vejo no Pinterest? Primeiro de tudo, o seu planner deve ter a sua identidade, isso é, tem pessoas que preferem ter as folhas todas coloridas, com vários adesivos e canetas coloridas, já outras preferem um “ambiente mais clean”, enfim, cada um com a sua identidade. Outra coisa que deve ser observada, é como é o seu tipo de divisão no planner, ou seja, tem alguns que o dia não é dividido em períodos, para esses você deve colocar somente as suas atividades principais do dia. Quando o mesmo permite que você separe o dia em períodos, há mais possibilidade de decoração, conforme mostro o meu planner da My Planner Colibri:

Mas se o seu dia é dividido em um único período você pode variar as cores, mas não colocar um adesivo inteiro, se não você não terá espaço para escrever nenhuma tarefa, conforme mostro o meu planner do trabalho que eu baixei do Blog – Que se Ame:

Muitas pessoas me perguntaram como eu organizo as tarefas e as distribuo na semana, então vou deixar o link do vídeo da Bia Jiacomine, pois aprendi e uso o mesmo método que ela. Mas para resumir rapidamente, consiste em separar numa folha anexa todas as tarefas que você tem que fazer naquela semana e depois ir distribuindo no planner. Eu coloco as tarefas a caneta pois tenho horários fixos no trabalho e na faculdade então a minha rotina não varia muito, mas para quem tem um rotina que toda semana muda, é aconselhável colocar as tarefas a lápis para que você possa mudar no planner sem prejudicar a estética do mesmo.

Além disso, o uso de post-its, adesivos, canetas coloridas, lápis e afins está liberado, é bacana utilizar a criatividade e soltar a imaginação para desenhar e se expressar nas folhas do seu planner. No pinterest tem várias ideias de desenho e cores para você mesclar, usar e abusar.

Como já tratei no post sobre color code, ter uma cor para cada coisa facilita muito (principalmente na visão mensal) pois você tem ideia do que tem que fazer em cada aspecto da sua vida. Por exemplo, no meu planner o trabalho, a faculdade, o blog, o inglês e o pessoal são divididos por cor, já na visão semanal,o rosa significa cancelado/adiado, o amarelo significa pendente e o verde que foi concluído.

O principal do planner é que ele seja claro e objetivo para você, que tenha a sua identidade e fique bonito aos seus olhos.

Espero ter ajudado você a organizar o seu planner e um grande abraço!

 

 

 

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário