Como utilizar e fazer um mapa mental eficaz

Encontrar ferramentas e métodos para facilitar a nossa vida não é uma tarefa fácil. Muito se fala em agenda, plano de ação entre outras coisas que nos auxiliam na caminhada da organização. Para isso muitas ferramentas e métodos vem de encontro a sanar essa necessidade de organização, e uma delas é o mapa mental. Para muitos estudantes ele já é bem conhecido. Porém, observo que a maioria das pessoas não o utilizam de maneira eficaz.

Para os que não conhecem eu vou explicar rapidamente o que é um mapa mental. Ele é basicamente um resumo do resumo. O mapa mental tem por finalidade ajudar as pessoas a visualizarem, de forma geral, um conteúdo.

Mas por que eu quis trazer esse tema para cá? Muitos utilizam ele só para a escola/faculdade. Porém, eu descobri que o mesmo pode ser usado para muitas outras coisas inclusive para se organizar. Portanto, hoje eu vim mostrar para você como fazer uma mapa metal eficaz e como utilizar ele para outras coisas além de estudar.

Como fazer um mapa mental eficaz?

Fazer um mapa mental eficaz requer treino, pois você deve ser capaz de ser conciso na explicação. O mesmo se torna muito mais fácil de ser feito quando você já tem um resumo do conteúdo . Deixo abaixo um vídeo explicando como faze-lo de forma eficaz.

Outras formas de usar o mapa mental

1. Mapeamento de viagem

O mapa mental pode ser usado para mapear uma viagem. Basta colocar no centro o destino e ir desmembrando todos os aspectos da viagem a ser realizada.

2. Metas do ano

Outra forma de você utiliza-lo é para fazer metas anuais.Para isso, você coloca ao centro o ano das metas e divide por áreas da sua vida. Depois, é só ir colocando suas metas dentro das respectivas áreas.

3. Retrospectiva do ano

Você também pode usar ele para fazer uma retrospectiva do ano. Você pode colocar suas conquistas, as novas amizades, os novos aprendizados e as pendências que ficaram de um ano par ao outro.

4. Planejamento

Além das outras formas, o mapa mental também pode ser usado para planejamento em geral. Ele segue a mesma forma de ser feito, porém, ao planejar você deve ter cuidado. As descrições devem ser breves e serem colocadas as áreas pertencentes para você não se perder.

O mapa mental ajuda muito na hora de resumir conteúdos, isso é fato. Porém, ele é muito bom para diversas outras coisas, como mostrado acima.

#DICA EXTRA

O aplicativo que usei no desktop é o Coggle. Ele tem a versão paga e gratuita, os mapas acima feitos foi pela versão gratuita. O aplicativo que eu mais uso para fazer mapa mental no Android é o Mindline, ele é muito bom e é gratuito também.

Espero que esse post tenha te ajudado a melhorar a sua forma de fazer mapas mentais. E deixa o seu comentário com o seu método favorito de estudo.

Com amor ♥

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *