Como se destacar no mercado de trabalho?

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais concorrido com o passar dos anos. Entrar no mesmo tem se tornado cada vez mais difícil, porém, se destacar depois de contratado se tornou uma grande saga. Como se destacar no mercado de trabalho onde exigem um nível extremo de resultado?

É assustador para quem procura o primeiro emprego aos 16-17 anos ou que acabou de graduar na faculdade. O perfil do “funcionário destaque” tem solicitado patamares muitos altos e quase inalcançáveis. E cada vez mais é encontrado funcionários insatisfeitos e “mais ou menos” nos postos de trabalho das empresas.

O post de hoje é para quem quer seguir a carreira que atua como funcionário, crescer na empresa ou se destacar para conseguir aquela promoção. São dicas simples, mas que são muito percebidas pelo seu chefe/gerente durante o dia a dia de trabalho.

1. Melhore o seu humor

Você já deve ter entrado em algum estabelecimento onde foi recepcionado por alguém muito bem-humorado. Nessa situação você deve ter percebido que o ambiente fica mais acolhedor, e consequentemente você vende/atende melhor. Essa pequena atitude faz com que você se destaque não só na empresa, mas também para os clientes dela.

Ah, mas eu detesto o meu trabalho, como vou ficar feliz? Sei que parece complicado pois nesse momento tudo é ruim, porém vamos pensar de forma lógica. Você precisa do emprego, precisa pagar as suas contas, realizar seus objetivos ou não? Se sua resposta for não, saia do emprego, se for sim você vai ter que trabalhar de qualquer forma. Pensando assim, é melhor trabalhar feliz ou triste? Trabalhe feliz!

Caso seja muito complicado de ficar feliz, se recompense por cada dia que você não chutar o balde. Compre um lanche para você, permita-se ficar sem fazer nada ou qualquer outro tipo de recompensa.

2. A aparência é importante, mas não é tudo

Todos sabem que a aparência no mercado de trabalho é crucial. Porém, na maioria das vezes, as pessoas se preocupam tanto em estarem impecáveis e pecam no atendimento, comprometimento e engajamento na empresa. Esteja sim apresentável, e aqui eu não preciso dizer como você deve se vestir e tudo mais, você sabe muito bem. Mas não esqueça do principal: entregar resultado com qualidade.

3. Seja organizado

A organização no mercado de trabalho ganha grande destaque. Mantenha seu home office limpo e organizado, planeje a sua semana sabendo das atividades da empresa, seja atencioso aos detalhes que os outros não percebem. Uma pessoa organizada antecipa problemas, sempre sabe das datas de entrega e nunca esquece de compromissos e isso é importantíssimo.

4. Seja proativo

Com certeza uma das características mais procuradas os profissionais do mercado de trabalho. Ser proativo é antecipar possíveis problemas e sempre estar a disposição para ajudar e criar novas soluções que beneficie a empresa e seus colaboradores. Você pode ser proativo dando ideias para a empresa (se ela aceita o trabalho colaborativo), buscando sempre solucionar o problema do cliente, fazendo “mais” do que foi pedido etc.

5. Transpareça confiança

Você sabe em quem confiar muitas vezes somente pelo tom de voz da pessoa. Seja para a pessoa que sempre transparece profissionalismo e confiança. Saiba como se comunicar com cada pessoa, evite brigas desnecessárias e sempre seja ético e transparente com as pessoas.

É mais que certo que nunca se encontrará o funcionário perfeito e você também nunca será ele. Porém, você sempre pode dar o melhor de si no seu local de trabalho independente do cargo que estiver. Tenho certeza que com essas dicas e com a sua capacidade você irá se destacar no mercado de trabalho com facilidade.

Com amor,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

6 Comments

  1. The next time I learn a weblog, I hope that it doesnt disappoint me as a lot as this one. I imply, I know it was my choice to read, but I truly thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about one thing that you could fix if you werent too busy in search of attention.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *