Como fazer um resumo realmente eficaz

Nós, pessoas conectadas com o mundo dos estudos, da produtividade do conhecimento tendemos a testar muitos métodos para aprimorarmos o nosso estudo. Quem já não tentou todos os tipos de ferramentas, anotações, aplicativos de produtividade, métodos de leituras, enfim, estamos sempre curiosos e procurando novas coisas. Mas, quando realmente precisamos utilizar um desses métodos, qual se torna o mais eficaz? Eu testei diversas formas de estudar, com vídeo aulas, mapas mentais, aplicativos, gravações da aulas entre outros, mas o que eu mais me adaptei e que mais senti facilidade em usar, foi o resumo. Porém, quando iniciei a faze-lo senti muito dificuldade em “resumir” os diversos matérias sobre um assunto que me eram passados, e acredito que essa seja um dúvida de vocês também, como fazer um resumo eficaz?

Digamos que você fez um resumo lindo, de 5 páginas e depois pensou “não estou entendendo nada”, “é muito conteúdo”, só nesses pensamentos já detectamos o problema. Tendemos a escrever TUDO que nos foi passado na sala e acabamos esquecendo que o importante mesmo é resumir. Temos que entender a diferença de trocar palavras e passar para uma folha diferente de fazer um resumo. O que eu quero dizer com isso é que, você copiar a matéria dos slides ou de livros não vai fazer com que seu aprendizado se torne eficaz. Portanto, hoje vou te ensinar um passo a passo perfeito para você criar um resumo eficaz, rápido e conciso, pois ninguém tem todo o tempo do mundo para fazer resumos, certo?

Criando um resumo eficaz

Para fazer durante a aula 

Anotações breves mas com informações importantes

Isso de copiar tudo que o professor passa não rola viu, principalmente na faculdade, opte por anotar aquilo que o professor comenta, dicas que ele dá do conteúdo. Mas o que isso tem haver com o resumo? TUDO, afinal você precisa das suas próprias anotações para criar um resumo eficaz. Anotar pontos com as suas próprias palavras faz com que você absorva e contextualize muito mais o assunto da aula do que somente anotar os slides e as coisas da lousa. Vou deixar um vídeo muito bacana da Barbara’s Studies onde ela explica o método cornell e mostra como ela faz as anotações de sala de aulas.

O método cornell original consiste em dividir a folha em três “pedaços”. No lado esquerdo você irá colocar os subtítulos do assunto que você está estudando, na parte maior a direita você ira escrever sobre aquele tópico priorizando uma escrita concisa e clara, e na parte inferior da folha você escreve um breve resumo sobre o que você tratou naquela folha. Eu particularmente nunca usei o método original pois acho que é muito complicado ficar fazendo um resumo abaixo de cada folha, então optei por usar o mais comum. Nele você usa somente a parte dos subtítulos e a parte maior de escrita. Acho esse método muito fácil e facilita na hora de criar um resumo maior pois você localiza as coisas mais facilmente e também escreve de forma mais objetiva, priorizando os pontos mais importantes de cada tópico.

Foto retirada do Pinterest

 

Pedir o material utilizado na aula para o Professor

Na faculdade, normalmente, os materiais são disponibilizados no portal do aluno para você acessar mas, caso você não tenha acesso a um portal, é sempre valido pedir para que o professor te passe uma cópia dos slides ou videos que ele utilizou na aula. Fazendo isso você não tem necessidade de ficar copiando tudo e consegue prestar atenção aos pontos mais importantes da aula que normalmente são as explicações informais dos professores. Além disso, você pode pedir indicações de livros ou sites para que você se aprofunde ainda mais, pois é sempre bacana ter diversos pontos de vista de um mesmo assunto, isso deixa o seu resumo mais completo.

Iniciando o resumo

Fazer pesquisas em fontes confiáveis

Para um resumo ser eficaz você deve abordar os assuntos de forma concisa porém completa, quanto mais informações você tiver sobre o assunto mais completo será o seu resumo. Para isso, busque artigos acadêmicos e livros que falem sobre o assunto e faça pequenos resumos em post its com as informações mais importantes, para que você coloque no resumo depois. Neste ponto, você deve lembrar que, nem tudo que está no artigo precisa estar no seu resumo. Digamos que você esta estudando um determinado assunto e quer saber mais sobre um pensamento de certo filosofo. Se o artigo abordar outros temas importantes além do pensamento do filosofo, não misture com o o que você está procurando, tenha foco somente naquilo que você esta precisando para o seu resumo.

Além disso, na hora de pesquisar, você não deve ir imediatamente colocando os pontos no resumo, pois a grande chance de você esquecer alguma outra anotação no mesmo tópico. Reúna o material de cada item primeiro e depois inicie a escrita

Foto retirada do Pinterest

Escolhendo o layout e a folha do resumo

Pode ser que esse item não seja importante para muita gente, mas quem adora estudar, um layout bonito, motiva. Há diversas inspirações para os seus resumos, você encontra no Pinterest, no Tumblr ou Studygrams. O layout e a folha devem ser de seu agrado e escolhidos conforme melhor se adapte a sua forma de escrever e de resumir, e pode ser desenhado com o lápis primeiramente antes de você iniciar a escrever. Eu, por exemplo, não consegui fazer um resumo em folha sulfite ou A4 por que não tem linhas e acaba ficando torta a escrita. Normalmente faço em folha de caderno normal, porém, as folhas são finas e acaba manchando atrás, o que estraga totalmente com o layout (a ideia é comprar um caderno inteligente para fazer meus resumos).

Você sempre deve priorizar folhas com gramaturas mais grossas, para que você possa usar bastante canetinha e não manche atrás. Porém, se você não achar ou for muito caro, você pode colocar uma folha a4 atrás de onde foi feito o resumo para que você possa utilizar a parte de trás também.

Vou deixar algumas ideias de layout de resumo para vocês se inspirarem:

Fotos retiradas do Pinterest

Inicie pelo tema geral e depois desmembre os subtítulos

Parece óbvio, mas vejo muito esse problema em resumos ineficazes. Você deve iniciar seu resumo situando o tema geral do resumo e depois ir separando, é muito importante que você faça um paragrafo inicial sobre o tema geral pois assim você tem o panorama geral da situação em que os subtítulos se encontram. Nesse item, é importante lembrar também, que o titulo deve ser mais destaco que os subtítulos, portanto, procure deixar bem claro no resumo qual é o tema geral do mesmo, nada de colocar o título principal e subtítulos do mesmo tamanho.

Use as suas palavras

A principal dica para que você faça um resumo eficaz é escreve-lo com as suas palavras. É muito importante as leituras sim, porém, tente escrever no resumo o que você leu com suas próprias palavras e não como esta escrito no livro ou artigo. Quando um resumo esta escrito numa linguagem que você não entende ele não ajuda em absolutamente nada e você só dispersou seu tempo fazendo-o. Então, leia materiais, resuma com suas palavras o material e dai passe para o resumo, você verá que aprenderá muito mais.

Use um color code próprio para o resumo

Eu sou apaixonada por color code, tanto que já fiz um post aqui sobre como utiliza-lo para melhorar as suas leituras, porém, para resumos é bacana criar um novo color code. Por exemplo, para palavras-chaves do resumo usarei rosa claro, para citação de autor usarei roxo, para algo importante mas que não é o principal usarei verde e por ai vai. Mas por que fazer isso? O color code ajuda você (principalmente se você tem memoria fotográfica) a memorizar o que estava em qual cor, além de fazer você reler novamente o resumo para grifar. Você também pode usar cores diferente na escrita. Eu adoro fazer no meu resumo frases explicativas com cores diferentes, por exemplo, eu escrevo um assunto e quero explicar como ele se aplica no dia a dia, para isso eu uso uma cor diferente da que eu estava escrevendo.

Foto da @emmastudiess

Então gente, esse foi o post de hoje, fiz mais curtinho pois sei que está corrido para vocês com as provas finais chegando. Espero que ele possa ajudar você nos seus estudos e me conta como você faz os seus resumos e quais dicas que você tem para compartilhar conosco.

Um grande abraço,

Jamili

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *