Como evitar a procrastinação e ganhar mais tempo

Vamos falar da incrível arte do “para que fazer hoje se posso fazer amanhã?”. Acredito que um dos males do século é a Procrastinação. Isto é, a arte de adiar e prolongar o inicio de determinada tarefa, além da preguiça, a procrastinação pode aparecer em momentos de estresse, falta de foco por conta de problemas ou pode até mesmo ser crônica conforme estudos. Mas como evita-la e preveni-la? Trago para vocês algumas dicas que eu utilizo para minimizar a preguiça e a procrastinação, tanto na hora de trabalhar, quando de estudar.

_______________________________________

Analise o seu tempo

Para que você evitar procrastinar é analisar o tempo que você tem disponível para fazer tarefas. Por exemplo, se você trabalha o dia todo e estuda a noite, analise os seus tempos livres para fazer trabalhos extracurriculares, organizar seu planejamento, fazer tarefas domésticas etc, ou seja, é necessário que você saiba quanto do seu tempo está ocupado e quanto do seu tempo se está livre para encaixar tarefas que são importantes de serem feitas.

________________________________________

Não planeje tarefas demais

Se você sabe que não tem tempo para fazer 10 resumos durante o dia, para que planejar e aloca-lo no seu tempo? Coloque metas passiveis de serem cumpridas conforme a sua disponibilidade de tempo, caso contrário, você não sentirá vontade de iniciar por conta do tamanho de tarefas que possui e que sabe que não vai cumprir. Isso só aumentara a sua frustração no final do dia.

________________________________________

Uma tarefa de cada vez

WhatsApp chamando, respondendo e-mail, olhando vídeo no youtube e analisando o artigo da aula que vem, tem chance disso dar certo? Faça uma coisa de cada vez. Foque em terminar uma tarefa para depois fazer outra, pois muitas vezes acabamos deixando coisas que precisavam ser feitas para realizar coisas aleatórias que vão surgindo ao longo do dia, portanto, tenha foco.

_______________________________________

Desmembre a tarefa “monstra”

Quando se tem uma tarefa grande que exija bastante concentração e qualidade é recomendável que transforme a mesma em metas diárias menores. Isto é, se você tem um projeto para elaborar se encarregue diariamente de fazer 2 pesquisas por exemplo, em vez de ficar 4 dias direto lendo artigos e afins. Essa divisão faz com que você não se canse tão facilmente e aos pontos atinja a conclusão da tarefa maior, sem que fique adiando de faze-la inteiramente em um dia.

________________________________________

Responsabilize-se

Tem coisas que apesar de não gostarmos ou não querermos fazer nós DEVEMOS fazer, portanto, devemos nos responsabilizar pela execução daquilo que temos realizar. O primeiro passo para evitar a procrastinação é colocar-se como agente do seu destino e enfrentar (querendo ou não) a situação.

 

Espero que as dicas sejam úteis e ajudem vocês a melhorarem a sua produtividade.

Um abraço!

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *