Como criar uma rotina de estudos

A maioria dos seguidores aqui do blog são estudantes, logo achei valido trazer um post sobre rotina de estudos para melhorar as suas notas. Levando isso em consideração, convenhamos que quando se trata de estudo, a maioria das pessoas, tem a aquela sensação de que não vai ter tempo para tudo, eu te entendendo viu? Passei todo o meu ensino médio colocando qualquer tipo de desculpa para não estudar depois dos turnos de aula. Isso refletiu lá na frente quando eu fui fazer o ENEM – que foi um desastre por sinal. Agora que entrei na faculdade já percebi que não adianta, sempre vai cair nas provas aquilo que você não estudou.

Se você é daqueles estudantes que pegam o caderno aos 45min do 2º tempo para a prova final e está afim de mudar esse hábito, esse post é para você. Hoje você vai aprender as melhores dicas de como criar uma rotina de estudos. Sempre priorizando a adaptação ao seu dia a dia e que traga melhores rendimentos, tanto na sua aprendizagem quanto nas suas notas. Também, você vai ter acesso a uma material muito legal que vai te ajudar a se organizar melhor com os estudos, ele vai ser disponibilizado gratuitamente mais abaixo.  Depois de toda a introdução, chega de papo e vem conferir as dicas de hoje!

Criando uma rotina de estudos

Mapeamento 

Tabela de mapeamento de rotina no excel

Para você iniciar a organização da sua rotina de estudo é importante que você saiba como anda a sua rotina. É claro que você sabe a hora que acorda, que vai trabalhar, que sai do trabalho, os dias que tem aula e afins. Porém o ponto que deve ser observado é o tempo que você tem vago entre todas essas atividades. Se nós não sabemos o que fazemos esses horários vagos corremos o sério risco de perder tempo fazendo coisas que não agrega, sendo que poderia ser um tempo que pode ser utilizado para estudar. Para te ajudar com esse ponto, você pode fazer uma tabela de horários.

A minha tabela de horários eu fiz no Excel. A mesma é bem básica e simples, porém atende a minha necessidade. Caso você saiba mexer melhor com Illustrator e Photoshop você pode fazer uma mais bonitinha.

Conforme mostrado no vídeo acima, percebemos que é super simples mapear a sua rotina. Para fins de explicação, as parte que ficaram em amarelo são os meus horários livres, que é aquele tempo que eu posso tirar para estudar na minha rotina. Mas, por que é importante fazer esse mapeamento? Para você não dar a desculpa que não tem tempo.

O que eu mais ouço de pessoas que estão tentando começar uma rotina de estudo é que elas não tem tempo, mas elas mesmas sabem que isso não é verdade. O problema é que procrastinamos demais e gastamos muito tempo fazendo coisas que não agregam. Isso inclui desde ficar mexendo no celular a cada 5 minutos como até mesmo ficar deitado olhando para o teto. Com esse mapeamento você cai na real de que você tem tempo sim, só não sabe onde ele está indo parar e o que você anda fazendo nele.

Relação de tempo para entrega de provas e trabalhos

O segundo item da etapa de monitoramento é saber quanto tempo você tem para as entregas. Muitas pessoas já utilizam esse método mas não o alinha ao seu tempo de estudo. A  ideia aqui é que você estude primeiro – ou em caso de trabalhos, elaborar o que tem que ser entregue primeiro. Caso você seja produtivo no seu tempo de estudo sempre sobrará um tempinho para adiantar alguma coisa para a próxima prova ou entrega. Entretanto, não esqueça que o mais importante aqui é que você saiba qual o seu período de tempo que você tem para organizar o estudo(que será falado na etapa de planejamento), de forma que não fique pesado para você e que também não prejudique a sua rotina.

Planejamento

Tabela de matérias a serem estudadas

Depois de você ter feito o monitoramento e estar ciente da sua real situação frente aos estudos chegou a hora de planejar. Inicie o planejamento com aquelas matérias que foram dadas a mais tempo e pelas que estão com datas de entrega mais próximas. Caso a matéria seja muito grande, reparta ela em pequenos tempos de estudos aos longo da semana. Para ajudar vocês no planejamento da sua rotina de estudo, vou disponibilizar uma tabela de matérias que devem ser estudadas para você baixarem. O download estará disponível no final do post.  Você pode utilizar ela juntamento com o Planner Semanal que já esta disponível para download, assim você consegue planejar a semana já com os horários de estudo.

Matérias para estudar
Tabela de planejamento de matérias para estudar

OBS: Faça uma tabela condizente com a sua realidade. Não coloquem coisas que vocês sabem que não dá tempo de fazer, você vai se frustar. 

Não acumule a matéria

A dica ouro desse post é: em nenhuma hipótese deixe a matéria a ser estudada acumular. Entretanto, não recomendo estudar a matéria logo após a aula,pois normalmente você já está cansado e acaba não rendendo. Aconselho a planejar as matérias da semana para ser estudada ao longo dos seus horários livres da mesma semana ou no final de semana. Claro que tem vezes que você não consegue estudar na mesma semana. Caso isso aconteça, de prioridade na outra semana a estudar a matéria que estava atrasada primeiro antes das outras.

Deixe o planejamento visível e de fácil acesso

Planejamento oculto não vale, tá bom? Tendo isso em vista, cole ele no seu mural, carregue ele no seu planner ou agenda, enfim, faça com que você sempre visualize ele. Uma dica legal é deixar o seu planejamento como papel de parede do celular. Com isso você vai estar sempre visualizando e recebendo aquela cobrança de que você tem que estudar. Além do mais, essa dica também vale para quem tem agenda/planner/bullet, leve ele sempre com você.

Ação

Antes de iniciar o estudo

Alguns detalhes podem tornar o seu pré-estudo mais proveitoso. Vou citar alguns:

  • Organizar o espaço: manter o mesmo arrumado e “clean” deixando apenas o necessário em cima da mesa;
  • Deixar uma garrafa de água de prontidão: é importante que você deixe a sua garrafinha cheia para iniciar. Se manter hidratado é de extrema necessidade para o seu rendimento;
  • Usar uma roupa confortável: eu estudo de pijama, mas qualquer tipo de roupa que deixe você mais confortável está valendo;
  • Tirar as distrações: se você estuda pelo computador, ele está liberado. Porém, retire o celular e demais coisas que podem te distrair, para você não se sentir tentado;
  • Deixe o seu planejamento do lado: para te guiar, deixe o seu planejamento a vista enquanto está estudando.

Durante o estudo

Para você ter um bom rendimento nos estudos, você deve observar alguns pontos:

  • Releia se você não entendeu: quem tem muitas leituras deve observar se a mesma está sendo processada. Não adianta você ler uma vez, não entender e passar batido, volte no item e releia. Para te ajudar na leituras, você pode utilizar o método de color code que eu já mostrei aqui no blog;
  • Faça pausas: para o seu rendimento não cair faça pequenas pausas entre as sessões de estudo que forem muito prolongadas. Um método que deu super certo para mim é a Técnica Pomodoro, que você podem aprender nesse vídeo do Canal SejaUmaPessoaMelhor;
  • Se auto-motive: esse é um ponto bem interessante. Muitas pessoas me falam que não conseguem focar, que ficam dispersas e que o estudo não rende, mas isso tudo é questão mental. Você tem que falar para si mesmo, o tempo todo, que fazer aquilo é necessário e que precisa ser feito agora. É um exercício mental e diário, que depois de um tempo já se torna automático.

Após o estudo

Após toda a sessão de estudo, lembre-se de:

  • Organizar o local: guarde o que você utilizou e a deixe pronta para outra sessão;
  • Verificar o planejamento: observe os itens que foram feitos e remaneje caso você não conseguiu cumprir;
  • Relaxe: depois de uma boa sessão de estudo, aproveite para relaxar um pouco. Se dê o luxo de curtir um pouquinho também.

Monitoramento

Tabela de acompanhamento de desempenho

Após feito todos os passos acima, você vai ter um feedback do seu esforço. Você sempre deve ter em mente que, a sua nota é reflexo da sua dedicação. Na etapa de monitoramento, você deve avaliar, nas provas e trabalhos corrigidos, os seus gargalos e tentar melhora-los. Também, é importante que você veja a sua situação frente as notas e saiba quanto você deve recuperar e qual é a pontuação minima que você quer atingir nas próximas provas e/ou trabalhos. Para te ajudar nessa etapa, vou disponibilizar uma tabela de acompanhamento de desempenho, para você saber como está a sua aprendizagem e verificar os seus pontos de melhoria. O download estará disponível no final do post.

Acompanhamento de desempenho
Tabela para acompanhamento de desempenho

Aprenda com os erros

Como já citado acima, você deve aceitar que as suas notas são reflexo do seu esforço. Portanto, aprenda a olhar com carinho para si mesmo e aceitar que você erra, mas que pode melhorar. E lembre-se, ninguém é perfeito e que uma nota baixa não vai acabar com a sua vida escolar (ou te prejudicar como profissional lá na frente), mas não se acomode com esse pensamento, busque melhorar.

Espero que tenham gostado do post de hoje e que ele possa ajudar no seu aprendizado!

Downloads (estão disponíveis no drive também) 

Tabela de planejamento de matérias para estudar

Tabela para acompanhamento de desempenho

Um grande abraço!

Jamili

 

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *