Como aproveitar o tempo em sala de aula?

sala de aula

Estudantes de plantão sabem como é complicado absorver todos os conteúdos que são passados na sala de aula. E aquela velha frase “o tempo em sala de aula é sagrado” fica pairando na sua cabeça.  Por que é tão complicado conseguir aproveitar o tempo em sala de aula? Parece que todos os empecilhos aparecem na hora da aula e você não consegue absorver e usufruir do tempo que está em sala de aula da melhor forma possível.

No momento da aula tudo ao seu redor é mais interessante do que fazer os exercícios propostos, prestar atenção no professor e tomar notas. Como consequência disso, você passa feriados e domingos estudando e muitas vezes, tira notas ruins. É um ciclo vicioso de trocar o estudo em sala de aula, para estudar em casa.

Por isso, hoje trago algumas dicas para você aproveitar o tempo em sala de aula e não precisar estudar muito em casa.

1.Faça anotações breves

Tentar escrever tudo o que o professor fala é furrada. Concentre-se em entender o contexto e anotar palavras ou frases chaves para te lembrar o conteúdo. Para facilitar isso, use o método de escrita em tópicos, é rápido e facil para resumir depois.

Busque anotar o que o professor escreve na lousa. Normalmente, essas anotações são importantes para você se lembrar de peças chaves da matéria.

2.Foque totalmente

Esse deve ser o maior desafio em relação ao aproveitamento: focar. As distrações são várias e com certeza mais divertidas que o conteúdo que está sendo passado. Para que você tenha foco é necessário que tenha algo muito claro em sua cabeça: você não quer perder seu final de semana. Lembre-se que se você focar totalmente e aproveitar o máximo possível do seu tempo em sala de aula, você não vai precisar estudar tanto em casa.

3.Pergunte

Os alunos não tem muito o costume de questionar quando tem dúvidas, na maioria das vezes é vergonha. Porém você deve lembrar que esse é o momento para sanar suas duvidas e entender o conteúdo. Você está nesse espaço para aprender, logo não deve-se ter vergonha de questionar, você é um aluno não um professor.

4.Leituras/estudo pré e pós aula

Para você aproveitar o tempo em sala de aula é importante que saiba pelo menos alguns pontos da matéria antes da aula, e revisar depois da aula dada. É crucial que você tenha períodos de revisão de conteúdos, fazendo resumos simples da matéria, que te ajudaram para a prova. Lembre-se, antecipe os estudos o máximo que puder para não deixar acumular e depois ficar nervoso/estressado.

5.Tenha seu material organizado

Sem organização, sem condições de algo dar certo. Quando você não se organiza não encontra as matérias no caderno, perde-se folhas, não se acha as unidades no livro entro outras situações. Divida seus cadernos com divisórias coloridas (pode ser aqueles post it marcadores de pagina). Tenha uma pasta para guardar materiais anexos, separe as unidades dos livros com marcadores e escreva o numero para facilitar na hora de você procurar.

Organize também a forma que você escreve no caderno, para que você não confunda as informações. Lá no canal tem um vídeo mostrando o meu caderno por dentro para você ter uma inspiração para organizar o seu.

 

Não esqueça, o seu desempenho depende somente de você, então faça o melhor que puder. Tenho certeza que você aproveitará muito mais a aula e o seu desempenho melhorara.

 

Com amor,

Mile ♥

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *