Como abrir uma empresa ainda trabalhando?

Muitos possuem o sonho de abrir a sua própria empresa, trabalhar em casa ou fazer seus próprios horários. Porém, a maioria ainda está na fase de trabalhar e estudar, entre os 18-25 anos e não sabe como iniciar mesmo trabalhando em outro local. Convenhamos que realmente é desafiador iniciar uma empresa mesmo possuindo outro trabalho e/ou estudando, porém não é impossível.

O Melhor de Si é um ótimo exemplo para esse caso. A empresa foi aberta no ano de 2018, e quando eu abri sabendo que seria um grande desafio conciliar trabalho, estudo e empresa. Mas, aqui estamos não é mesmo?

A grande questão é: como eu faço isso? A maioria das pessoas, pode ter certeza, não vai iniciar o seu negócio agora, e sabe por que? Elas acreditam que é impossível abrir ganhando pouco e trabalhando em outro lugar.

Levando em consideração essa grande dúvida, hoje trago um post focado para os futuros empresários. Se você, assim como eu, quer abrir a sua empresa ainda novo e mesmo não ganhando muito, hoje vou te ensinar algumas dicas essenciais para fazer isso acontecer ainda esse ano.

1. Defina a estrutura da sua empresa

Acredito que a melhor estrutura para quem ainda está trabalhando em outro lugar é um negócio online. Digo isso por que, é matematicamente e fisicamente impossível estar em dois locais físicos ao mesmo tempo. Porém, é muito facil estar em um local físico e um online ao mesmo tempo.

Negócios digitais são uma ótima opção para quem ainda está trabalhando mas quer iniciar o seu negócio. Além dessa estrutura, você pode também trabalhar com projetos. O que seria trabalhar com projetos? É uma estrutura organizacional muito conhecida na Administração onde você trabalha com projetos específicos. Ou seja, você consegue abrir uma empresa que faz projetos maiores, mas que atende um de cada vez e assim você consegue conciliar os dois trabalhos.

Tire um dia para verificar quais são as estruturas organizacionais que você consegue conciliar com o seu trabalho. Mas, não entre de cabeça abrindo em CNPJ sem saber como vai de fato funcionar a sua empresa.

2. A organização vai ser seu amigo intimo

Quer abrir uma empresa ainda trabalhando? Ok, mas desorganizado não vai ter jeito. Você terá que ser muito organizado para conseguir conciliar tudo sem deixar a desejar em algum lado. O planejamento e a antecedência terão que ser seus parentes. Sem planejar tudo o que acontecerá na sua empresa e sem antecipar o máximo possivel, você não vai conseguir.

A organização da sua empresa pode ser muito simples, uma planilha no Excel da conta do financeiro tranquilamente. Para organização de projetos de clientes, andamento de atividades o Trello é perfeito. E para a sua organização de compromissos e eventos o Google Agenda e uma To Do list são cruciais. Você pode perceber que os programas citados aqui são gratuitos, logo, sem desculpa para se organizar.

3. Entenda que o financeiro e social ficarão críticos

Quando se abre uma empresa ainda trabalhando, e normalmente ganhando pouco, tudo que sobrar, adivinha? Vai para a empresa. E aquele passeio no sabado de tarde, as jantas na sexta-feira à noite? Adeus. A sua área financeira e social ficará crítica então esteja preparado (a) para isso.

É claro que com o tempo você vai ganhando mais dinheiro e consegue começar a recuperar o dinheiro investido, mas no começo é muito difícil. Além disso, a sua familia, amigos, companheiro (a) terá que entender essa fase de praticamente só trabalhar.

Esse é um passo que deve ser analisado antes de iniciar a sua empresa, pois é aqui que muitos desistem. Viver no limite do estresse, trabalhando muito, ganhando pouco e investindo tudo que sobra é uma tarefa muito difícil. Porém, se você está realmente disposto, tenho certeza que conseguirá enfrentar todos esses obstáculos.

4. Aproveite todos os tempos livres

As pausas no seu outro trabalho, a viagem de ônibus, o almoço, quaisquer 15 minutos, aproveite. Quem é empresário mesmo tempo outro trabalho e/ou estudando sabe que não pode perder tempo. Use o tempo livre para antecipar e sempre ter a sua empresa em dia, para evitar futuros estresses.

Além disso, é importantíssimo ter sempre a sua ferramenta de trabalho em mãos, normalmente é um notebook ou um caderno. Para quem tem negócio digital, o computador é indispensável na mochila de dia a dia.

No começo você fica animado, mas depois de alguns meses não ter um tempo livre esgota. Nesse momento, quando sentir que quer desistir por cansaço, pare e descanse, por um dia se precisar, mas não desista.

5. Aprenda a usar o dinheiro de forma inteligente

Educação financeira não é muito ensinada no Brasil. O dinheiro para todo início de empresa é escasso, portanto, não desperdice com coisas fúteis. Conheço muitos que ganham uma miséria com a empresa, mas querem estar ostentando em festas e gastam o dinheiro para essas coisas. Não seja burro, use seu dinheiro de forma estratégica.

Invista em plataformas que vão facilitar seu trabalho, em cursos, palestras, oficinas e aquilo que irá futuramente aumentar o dinheiro da empresa. Além disso, não esqueça de separar o dinheiro da empresa do faturamento do seu outro trabalho. Use o dinheiro da sua empresa para pagar os gastos da mesma, e o outro para pagar gastos pessoais e claro, se sobrar invista na empresa.

6. Aprenda a lidar com as criticas

Em qualquer momento das nossas vidas vamos sofrer críticas, é completamente normal. Porém, inventa de abrir uma empresa para ver o tanto que seus “amigos” e familiares irão te criticar por isso. O principal ponto é que normalmente são pessoas que você convive a anos, e de repente resolvem te desestimular. Não caia no papo deles e esteja alerta para quem realmente está do seu lado.

Seu sonho, sua vida. Aprenda a se blindar dessas pessoas e siga firme e forte (mesmo com eles te mandando fazer concurso público).

Acredito profundamente que todos sonhamos em ter nossa independência. E mesmo os jovens adultos estando cada vez mais perdidos, muitos ainda querem ser bem-sucedidos antes dos 30 anos. Se teu sonho é abrir a sua empresa, não espere a condição perfeita, a hora certa para iniciar, pois isso nunca vai acontecer. Inicie como você puder e com as ferramentas que tem, faça o seu melhor, esteja disposto a trabalhar duro que sem dúvida, você irá conseguir!

Com amor,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

4 Comments

  1. Excellent post. I was checking continuously this blog and I’m impressed! Extremely helpful information particularly the last part 🙂 I care for such info a lot. I was seeking this certain info for a very long time. Thank you and good luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *