Autoconhecimento: a chave para obter o sucesso

Alcançar o sucesso é algo que qualquer pessoa deseja. Desde cedo somos provocados a obtê-lo cada vez mais rápido, com menos idade e de forma mais intensa. É inevitável sentir o peso que essa palavra tem. Para esse século, ela é com certeza o pote de ouro no final do arco iris. Porém, o que é sucesso para você? A palavra pode ter diversas aplicações e significados diferentes para cada pessoa, afinal somos todos diferentes. Portanto, para saber o que é sucesso para si, você deve se conhecer, ter autoconhecimento.

O que é sucesso?

Conforme o dicionário, sucesso é êxito; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz. Quando percebo essa definição, noto que para as pessoas de hoje, sucesso não é um resultado feliz. Ele está relacionado a dinheiro, poder, popularidade, ostentação, bens materiais.

Acompanhando pessoas que trabalham com blog, cursos e esse mundo digital, é possível perceber que se vende uma imagem errada do sucesso. Nota-se um grande número de dinheiro, publicidade, ostentação que as mesmas oferecem para as outras para mostrar seu “sucesso”. Realmente, espero que para elas isso seja sucesso, por que se não for, que vida infeliz.

O sucesso é relativo?

As músicas que eu gosto, você pode não gostar. Como eu me visto elegantemente pode ser brega para você. É fato que as pessoas são diferentes em tudo, por que o sucesso deve ser padronizado? Você realmente quer ter um próprio negócio? Quer se formar em medicina? Você vai se sentir bem sucedido quando alcançar isso? Reflita. Você faz as coisas por que quer, ou por que acha que fazendo isso vai ser bem sucedido PARA OS OUTROS?

O sucesso é uma construção mental. Sucesso não é um carro quitado na garagem, ganhar muito dinheiro, ostentar viagens. Sucesso é relativo e diferente para cada pessoa e é errado imporem isso como se fosse só uma coisa. Você pode ser bem sucedido morando de aluguem, andando de ônibus e fazendo faculdade com Prouni. Soa estranho dizer isso não é? Mas é por que as pessoas não olham o que é sucesso para si, e sim o que é para os outros.

Eu serei bem sucedido quando…

“Mas eu vou ser bem sucedido quando tiver um carro, um apartamento, uma esposa…”. É medíocre pensar que uma pessoa só vai ser em sucedido quando tiver vários bens materiais, vistos no passaporte e muito dinheiro. Imagina, você passa a vida toda trabalhando para quando chegar aos 45 anos dizer que foi bem sucedido na vida. Por que não agora, hoje?

Por que não dizer que você é bem sucedido com o seu salário mais baixo, sua casa simples? Oras, isso é sucesso para você, quem disse que está errado? Não espere a sua vida toda passar para quando chegar no “sucesso” se arrepender de ter aproveitado intensamente a sua vida.

Eu quero ser bem sucedido, mas por onde começo?

Todos queremos ter sucesso, porém, antes de quer-lo você deve saber, o que é sucesso para você? Nessa hora é essencial ter autoconhecimento de si. Para mim por exemplo, sucesso é ter pessoas incríveis ao meu lado, trabalhar com o que eu amo e poder estar sempre crescendo como pessoa. É claro que quero levar uma vida confortável, mas isso será consequência de eu ser bem sucedida todos os dias da minha vida.

Aprender a ter autoconhecimento de si é uma das virtudes mais bonitas de alguém. Amar e admirar o seu companheiro de viagem -você- lhe traz uma vida mais feliz e abundante, consequentemente, atrai sucesso.

Você quer se conhecer melhor? Abaixo deixo algumas questões para você refletir sobre si:

  • Eu me defino como uma pessoa…
  • Eu adoro…
  • Eu detesto…
  • Eu não suporto viver com…
  • Um dia eu quero poder…
  • Eu me irrito se…
  • Eu admiro pessoas que…
  • Eu nunca farei…
  • Serei infeliz se…

Ok, eu refleti e tive vários insigths, e agora? Essas reflexões, assim como muitas outras te mostram coisas que você será infeliz ou feliz se fazer. Digamos que você detesta hospitais, porém você trabalha como técnico de enfermagem. Qual a probabilidade de você ser bem sucedido se você detesta aquilo que você tem que ver todos os dias? APRENDA A ACEITAR SEUS GOSTOS. Não os mude por que o que você gosta de fazer não dá dinheiro, ou não lhe da poder.

Concluindo..

Sucesso é relativo. O que é para mim não é para você vice versa. Não padronize o sucesso e não deixe que te digam o que ele é PARA VOCÊ. Você será bem sucedido se ter autoconhecimento de seus gostos e desgosto e aplicar eles a seu favor e não contra.

Espero que tenham gostado do post dessa semana, deixem nos comentários, o que é sucesso para você?

Com amor ♥

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *