Ansiedade: controle-a com 4 afirmações

Como descrever a ansiedade? Eu não saberia dizer outra palavra a não ser medo. Para mim, ansiedade é o medo do que pode vir a acontecer. Medo do futuro. E isso mata a sua alegria e de desmotiva aos poucos, afinal, o seu olhar está lá na consequência do que você está fazendo hoje. E é claro que é algo normal do ser humano, sentir medo, o frio na barriga do futuro desconhecido. Porém, ansiedade ao extremo tira todo o seu foco do presente e te deixa refém do futuro.

Acredito que a ansiedade nunca vai ser eliminada ou evitada. Sentir insegurança, desconforto, mal-estar, estranheza é normal, e está tudo bem sentir isso. Todavia, com certos pensamentos/reflexões é possível controla-la e evitar que ela sugue a sua energia e o deixe cabisbaixo.

Resolvi trazer este post pois percebo muito isso nos studygrams. As pessoas estão cada vez mais ansiosas. Querem mais dinheiro com menos idade, mais sucesso, estudar na melhor universidade, comprar as melhores coisas. Essa vontade de “querer mais” faz com que as pessoas se cobrem demais e assim fiquem mais ansiosas. Além, é claro, da comparação. Isso com certeza gera mais ansiedade, afinal, ” como ela com 20 anos ganha tudo isso e eu não? Sou uma fracassada”.  E sim, isso acontece com a maioria das pessoas. Hoje em dia vivemos num mundo que nos ensina que temos que ser os melhores. Temos que fazer mais e se não estivermos fazendo somos preguiçosos e não teremos sucesso. Me diga, isso aumenta ou não a nossa ansiedade?

Por este motivo, hoje eu trago para você 4 afirmações que vão te ajudar a controlar a sua ansiedade. Eu sei que você já teve ter lido sobre vários passos para reduzir a sua ansiedade. Mas olha, prometo que você não vai se arrepender de despender 5 minutinhos do seu tempo para ler esse post. Afinal, ansiedade é um sentimento e sendo assim, a unica pessoa que pode controlar ele é VOCÊ.

Afirmação nº 1

“Eu já conquistei muitas coisas” – focar no presente é essencial, mas reconhecer o passado lhe permite apreciar o que você já conquistou. Aprenda a se valorizar e se orgulhar das batalhas que você já venceu até aqui. Olhar para o passado dessa maneira faz a sua ansiedade ficar mais “relaxxx!!”. Afinal, você sabe que qualquer situação é passageira, e você vai se sair bem nessa também.

Afirmação nº 2

“Cada um tem o seu tempo, e na hora certa, eu vou conquistar tudo que eu quero” – vamos acabar com isso de comparar o sucesso X idade das pessoas com a sua. Isso eleva a nossa ansiedade para o nível hard pois você está se moldando no tempo dos outros. Aprenda que cada pessoa tem o seu tempo. Não é porque alguém teve sucesso aos 20 anos que você com 30 não vai ter mais. As variáveis são diferente para todos, alguns tem mais estrutura, mais dinheiro, mais estudo que outros.  Você vai conseguir tudo que deseja, mas no seu tempo.

Afirmação nº 3

“Minhas escolhas e atitudes me fizeram chegar onde estou” – relaciono a ansiedade muito a autorresposabilidade, sabe porque? Quando você fica ansioso é como se aceitasse que as coisas que acontecem não estão no seu controle. Para quem já leu o post que eu fiz sobre autorresposabilidade sabe do que eu estou falando. Quando você deixa as rédias da sua vida na mão do acaso você tem muito medo e ansiedade, afinal, não se sabe o caminho e o destino. Sempre lembre que, a sua vida é responsabilidade sua, você está exatamente onde se colocou. A partir do momento que você toma a responsabilidade para si, a ansiedade é controlada, afinal você confia em si mesmo, certo?

Afirmação nº 4

“Eu ainda tenho muitos anos para errar, aprender e viver” – somos ansiosos para conquistar tudo logo, como se fossemos morrer amanhã. É claro que a vida é como uma vela, que pode apagar de repente mas não precisamos seguir isso a risca. Tudo tem seu tempo e hora para acontecer. Viva mais o presente, aproveite o agora e tenha consciência que você vai sim (se Deus quiser) ter muitos anos de vida ainda. Não precisa apressar as coisas, querer tudo para agora. As vezes não estamos preparados ainda para receber isso que tanto sonhamos, talvez tenhamos que ser mais maduros. Como já dito, tudo tem seu tempo, aprenda a ser mais paciente com a vida e consigo mesmo.

Eu sei que essas afirmações, quando repetidas diariamente e com convicção são eficazes,. Saiba que eu acredito no seu potencial e sei que juntos e aos poucos vamos nos tornar a melhor versão de nós mesmos.

Com amor ♥

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *