A importância do erro

Todos os dias aprendemos novos conhecimentos, temos novas experiências e travamos novas batalhas. É inevitável que ao longo dos anos, com cada vez mais responsabilidades, acumulamos uma pressão de ser impecáveis em todos os aspectos da vida. E como poderia ser diferente, desde pequenos somos ensinados a ser o melhor aluno, quando crescemos é inadmissível errar ou deixar a desejar no trabalho e assim por diante. O erro é inadmissível.

Estamos vivendo numa cultura que não propicia a falha humana, onde somos ensinados a ser perfeitos como uma máquina. Talvez esse seja o maior erro que possamos cometer a nós mesmos, não se permitir errar. Você já se sentiu como se você não pudesse errar em nada? Que mesmo novo você deve ser impecável com tudo? Por que eu já, e tenho certeza que você também.

Por isso hoje, trago algumas reflexões para que você comece a se permitir errar, e que perceba que o erro é inevitável em nossa vida e que ele não precisa ter o peso que ele tem.

1. Todos erram

É uma coisa obvia, mas que muitas vezes nos esquecemos desse detalhe. Quem nunca errou, esqueceu algo, machucou alguém? Todos cometemos erros, até mesmo a pessoa de maior sucesso no mundo. Não é por que você vê uma vida “perfeita” no instagram de alguém  que significa que essa pessoa é perfeita e impecável em tudo. Não se culpe de cometer erros, concerte, peça desculpas e vida que segue.

2. Errar não significa que você não presta

É aquela vozinha chata que fica falando para você “você é um burro, você erra por que não presta” e mimimi. Não permita que essa vozinha domine seus pensamentos e não permita que você cresça com a situação. Como já dito, todos erramos e isso não significa que você é uma pessoa, um profissional ruim, você simplesmente é falho. Você tem que aceitar que somos seres em constante construção, e nunca seremos perfeitos, aceite!

3. O erro é o melhor professor

Eu posso falar aqui para você não fazer algo, mas nada será mais efetivo que você fazer, errar e ter a experiência desse erro. Errar é a melhor maneira de aprender a não fazer algo. Quem nunca gravou os aprendizados que uma experiência ruim te trouxe, com certeza você se lembra mais que muitas experiências boas. Use o erro como um professor, aprenda com ele, deixe que ele te ensine mais sobre como é a vida. Permita-se crescer e se engrandecer com as experiências que o erro traz.

4. Errar é humano, persistir no erro é burrice

Erra é algo que todos os humanos fazem todos os dias, isso é normal. Porém, se errou, concerte as consequências, aprenda e não faça novamente. Não há como crescer cometendo os mesmos erros e não querendo aprender com eles. Errar mais de uma vez em certos casos é normal, mas se você já percebeu que por aquele caminho não vai ter solução, construa outro.

5. Aceitar que é falho é um processo

Estamos acostumados a viver sobre a pressão da perfeição, aceitar que em algum momento você vai cometer um erro, ou falhar é um processo. É  uma mudança de grão por grão. Note suas atitudes quando erra, analise a situação de forma critica e tende resolve-la e interpreta-la de forma madura. Tire um tempo para refletir o que você aprendeu com aquele erro, concerte as consequências e faça diferente da próxima vez.  No inicio será difícil, mas tenho certeza que com o tempo você irá começar a aceitar esse fato e vê-lo de forma mais positiva.

E esse foi o post de hoje, deixe aqui nos comentários, qual foi o erro que mais te ensinou na sua vida?

Tem um bate papo sobre esse assunto lá no canal, espero que você goste.

 

Com amor ♥

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *