2 conselhos para quem ingressou na universidade

Sair do Ensino Médio e ingressar na universidade é um dos momentos mais marcantes da nossa vida. Os sentimentos estão mil e a ansiedade de iniciar um novo ciclo da vida deixa os nervos a flor da pele. Você sabe que vai ser diferente, mas não sabe como é. O orgulho está lá em cima, afinal, você vai ser um universitário e a vida dos filmes vai iniciar, certo? Bom, não mesmo. A universidade não é bem como se pensa, pelo menos para quem está lá para estudar e ter uma carreira.

Quando ingressei no meu curso (Administração) tive que me adaptar muito para conseguir seguir o ritmo rápido da aula, muitas provas e trabalhos, correria, estresse do trabalho em grupo entre outros. Tive que aprender na cara a tapa muitas coisas, e é claro que se alguém tivesse me dito seria bem mais facil. Por isso hoje, eu vim trazer 2 conselhos para quem ingressou agora na universidade, focando em pensamento e atitudes que vão fazer muita diferença no seu futuro.

1. Opte por ser um bom acadêmico para se tornar um bom profissional

Quando ingressamos no ensino superior o primeiro impulso é se jogar nas farras, jantares, “parcerias” e afins. Quem nunca fez isso? Porém, em meio a tudo isso se esquece qual o propósito de se estar na universidade: aprender uma profissão. O que mais é visto no mundo acadêmico são jovens que estão ali não sei por qual motivo, não estudam, não ficam em sala de aula etc. O objetivo de cursar um ensino superior é aprender uma profissão, estuda-la e aplica-la no momento que você se graduar. É claro que você pode festiar, mas perder aula ou ir de ressaca para a aula, para mim, é o cumulo.

Não consigo imaginar um bom profissional sendo formado desse jeito. Suas notas não definem você, mas você precisa sim ter um bom aprendizado e um bom desempenho na universidade. Além disso, bons alunos possuem um bom networking. O que isso significa? Significa que os professores serão seus camaradas, você conhecerá pessoas importantes para o seu crescimento profissional. Esse networking no futuro será de grande auxilio para você.

Portanto, não caia na falsa ilusão de que você é universitário e tem que viver a vida adoidado. Estude, se esforce, aprender e construa suas oportunidades dentro da universidade. No futuro, você irá agradecer.

2. Você tá sozinho nessa

“Mas eu tenho vários amigos” aham, vai nessa. Você vai conhecer muitas pessoas, “amizades” digamos assim, mas na hora do trabalho em grupo e do estudo no sábado a noite você vai saber quem são os verdadeiros. Aprenda: é você e Deus nessa caminhada. Você deve aprender a se motivar sozinho, lanchar sozinho, estudar sozinho por que você é responsável pelo seu desempenho. E muitos irão falar para você que é bobagem estudar tanto assim, que você é um nerd, ou vão só te ignorar, mas você deve seguir firme.

Nunca esqueçam que essas pessoas estão ali para a mesma finalidade que você, logo, são seus concorrentes. E aqui não estou dizendo que você deve competir, vocês devem cooperar sim, porém você não pode ser cego para as situações “Faz o trabalho e coloca o meu nome?” “Responde a chamada para mim?” “Eu não vou ir na aula para ir numa festa, me manda um resumo da matéria?”, me poupe! Estude, vá as palestras, questione, aprenda, leia e faço o melhor que você pode. Você é o responsável pelo seu sucesso no presente e no futuro, então faça por você!!

 

Esse post foi bem diferentão, eu sei, porém acho muito necessário falar sobre isso, afinal muitos irão ingressar na universidade. Como uma boa observadora, percebo muito a falta de profissionalismo dos alunos que estão sendo formados, realmente não sei qual o futuro desses profissionais. Porém gostaria que você, que me segue, possa se tornar um ótimo acadêmico, logo, um ótimo profissional.

Compartilhe com aquele seu amigo bixo e deixe nos comentários quais foram os seus aprendizados durante a universidade!

Com amor ♥,

Mile

Gostou? compartilhe com seu amigos!

O que achou das dicas? Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *